Topo

Chinesa Ant tenta aliviar temores de segurança nos EUA com compra da MoneyGram

06/04/2017 16h10

PEQUIM (Reuters) - A chinesa Ant Financial tentou nesta quinta-feira amenizar receios sobre a proposta de aquisição de 880 milhões de dólares da MoneyGram, dizendo que pretende armazenar dados dos usuários dos EUA localmente, uma vez que o negócio for fechado.

A filial de finanças do gigante de internet Alibaba vai cumprir os padrões de infraestrutura de segurança existentes da MoneyGram e investir em empregos nos EUA, afirmou o chefe de estratégia internacional da empresa, Douglas Feagin.

"Qualquer dado coletado dos usuários do MoneyGram nos EUA continuarão a residir nos mesmos servidores baseados no país que atendam aos altos padrões de segurança que seus clientes confiam hoje", disse Feagin em carta aberta.

A Ant acertou a compra da MoneyGram em janeiro, mas no mês passado a Euronet Worldwide, fez uma oferta rival e pediu ao governo dos EUA que examine a oferta da Ant sobre "riscos significativos de segurança nacional".

O chefe da Euronet, Michael Brown, disse que a propriedade chinesa pode comprometer a relação entre as forças da lei e a MoneyGram quando investigarem lavagem de dinheiro e "financiamento do terrorismo".

Mas Feagin disse nesta quinta que a Ant planeja investir em medidas de conformidade e programas contra lavagem de dinheiro.

A oferta de Ant ocorre em meio à crescente tensão entre a China e EUA em relação ao comércio. O negócio será submetido a uma revisão por um painel sobre aquisições estrangeiras quanto aos riscos para a segurança nacional.

A MoneyGram é uma das maiores empresas do mercado global de remessas, oferecendo serviços em cerca de 350 mil lojas em 200 países. Ela daria à Ant uma cobiçada rede de parcerias financeiras e um alicerce em sua estratégia internacional.

A proposta inicial da Euronet é avaliada em cerca de 1 bilhão de dólares e a MoneyGram disse que vai considerar cuidadosamente a oferta.

(Reportagem de Cate Cadell)