Provedoras de internet dos EUA dizem que não vão vender históricos de clientes
WASHINGTON (Reuters) - Comcast, Verizon e AT&T disseram nesta sexta-feira que não venderiam as informações individuais de navegação na internet de seus clientes, dias após o Congresso dos Estados Unidos ter aprovado leis que revertem as regras de privacidade na internet do governo Obama.
A lei revogará regulações adotadas em outubro pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) sob o ex-presidente Barack Obama que exigiam que provedores de serviços de internet fizessem mais para proteger a privacidade de seus clientes do que sites como Google ou Facebook.
O afrouxamento de restrições tem gerado crescente revolta nas redes sociais.
"Não vendemos o histórico de navegação individual de nossos clientes de banda larga. Não fazíamos isso antes de as regras da FCC serem adotadas e não temos planos de fazê-lo", disse Gerard Lewis, diretor de privacidade da Comcast.
A Verizon não vende históricos de navegação pessoais e não tem planos de fazê-lo no futuro, disse o porta-voz Richard Young.
Republicanos no Congresso aprovaram por uma pequena margem na terça-feira a revogação das leis, sem obter apoio de democratas e com objeções de defensores da privacidade.
O voto foi uma vitória para provedores de internet como AT&T, Comcast e Verizon. Sites são governados por um conjunto de regras menos restritivos.
Sob as regras, provedores de internet teriam que obter autorização dos consumidores antes de usarem sua geolocalização precisa, informações sobre finanças, saúde e históricos de navegação na internet para publicidade e marketing. Sites não precisam do mesmo consentimento.
(Por David Shepardson)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.