Topo

Huawei anuncia lucro quase estável em 2016 em meio à forte concorrência

31/03/2017 12h30

HONG KONG (Reuters) - A fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações e de smartphones Huawei Technologies disse nesta sexta-feira que o lucro ficou praticamente estável en 2016, com o menor ritmo de crescimento em cinco anos, conforme elevou os gastos para aumentar a participação no mercado em meio à concorrência acirrada.

A forte concorrência no mercado chinês de smartphones de rivais nacionais até então pouco conhecidos, como OPPO e Vivo, tirou da Huawei, com sede em Shenzhen, a posição líder como o maior fornecedor no mercado interno no ano passado.

"Apenas crescimento da receita sem crescimento do lucro não será tolerado", disse o presidente-executivo da Huawei, Eric Xu.

A Huawei, terceira fabricante de smartphones do mundo, atrás da Apple e da Samsung Electronics, disse que o lucro líquido de 2016 subiu apenas 0,4 por cento, para 37,1 bilhões de iuanes (5,3 bilhões de dólares).

O lucro foi afetado após a divisão de consumo da Huawei gastar mais 4,9 bilhões de iuanes em parte com promoção da marca, enquanto continuou expandindo seu negócio de smartphones, que é menos lucrativo do que seu negócio de equipamentos de telecomunicações.

A receita global subiu 32 por cento, para 521,6 bilhões de iuanes, uma leve desaceleração em relação ao crescimento de 35 por cento um ano antes, disse a companhia.

(Reportagem de Sijia Jiang)