Topo

Google e Jigsaw oferecerão segurança digital a grupos eleitorais

21/03/2017 15h27

FRANKFURT/AMSTERDAM (Reuters) - O Google e a Jigsaw, ambas da Alphabet, estão juntando forças para defender gratuitamente organizadores de eleições e grupos civis contra ataques digitais, conforme a indústria de tecnologia busca amenizar críticas de que não está fazendo o suficiente para cessar esforços online com o objetivo de distorcer eleições.

A crescente frequência de ataques online com motivações políticas -desde a recente pirataria de contas do Twitter por nacionalistas turcos à invasão do email do Partido Democrata dos EUA- levou governos e grupos civis a lutarem por maneiras de impedir os hackers e a crescente onda de "notícias falsas".

Jigsaw e Google estão oferecendo um pacote grátis - Protect Your Election - para organizações de baixo orçamento. O serviço para afastar ataques dos sites já foi oferecido a um grupo de notícias em 2016 sob o que é conhecido como Project Shield.

Na semana passada, a Jigsaw, que desenvolve ferramentas de segurança para grupos civis, uniu-se ao Google para defender um site de informações de eleitores que foi alvo de ataques cibernéticos durante as eleições nacionais holandesas.

(Reportagem de Eric Auchard e Toby Sterling)