Topo

Baidu lidera investimento em startup de carros elétricos NextEV

17/03/2017 11h55

XANGAI (Reuters) - A gigante chinesa de buscas Baidu informou nesta sexta-feira que liderou uma rodada de investimentos na startup de carros ecologicamente amigáveis NextEV, à medida que busca novas fontes de crescimento num momento em que a disputa se acirra no mercado de veículos elétricos.

A empresa está expandindo os negócios para áreas fora do segmento de buscas e publicidade para compensar o impacto nas vendas de uma regulação mais rigorosa e da guerra de subsídios em diferentes setores com rivais como a Alibaba.

"Podemos confirmar que a Baidu liderou os investimentos nessa rodada de financiamento", disse a porta-voz em comentário enviado à Reuters nesta sexta-feira. Ela se recusou a revelar o montante investido ou o nome dos co-investidores, mas a mídia local informou que foram levantados até 600 milhões de dólares.

A China distribuiu bilhões de dólares em subsídios para promover carros ecologicamente amigáveis, criando uma corrida entre startups desconhecidas, mas agora está apertando o controle sobre o mercado de veículos elétricos para eliminar empresas domésticas mais fracas.

O investimento é o primeiro feito pela Baidu Capital, um fundo de 20 bilhões de iuanes (3 bilhões de dólares) da Baidu estabelecido no ano passado para focar em acordos em estágio avançado no setor de internet.

A NextEV já tem o apoio das gigantes de tecnologia Tencent Holdings e Hillhouse Capital, tendo como alvo a captação de 20 bilhões de iuanes na China e no exterior até o fim do ano passado.

(Por Adam Jourdan e Cate Cadell)