Topo

Amor de investidor jovem ao Snapchat se estende a ações

13/03/2017 13h56

Por Angela Moon

LONDRES (Reuters) - Para alguns jovens investidores, a fidelidade a um de seus aplicativos favoritos importa mais do que detalhes financeiros.

A ação da criadora do Snapchat tem oscilado como em um passeio de montanha-russa desde a estreia no mercado na semana passada, subindo mais de 70 por cento em relação ao preço de oferta pública inicial (IPO) nos primeiros dois dias de negociação e caindo um quarto desde então.

Alguns investidores experientes têm sido cautelosos com a volatilidade da ação e com preço relativamente alto para uma empresa que ainda tem que se mostrar lucrativa. Mas os investidores novatos disseram que sua profunda afinidade com o aplicativo de mensagens que desaparecem após algum tempo de envio os levou a entrar no negócio.

"Eu comprei mesmo quando eu estava bastante certo que eu não faria um lucro no curto prazo, mas apenas porque eu sou um fã do produto", disse Chris Roh, um engenheiro de software de 25 anos em São Francisco, que só passou a negociar ações há cerca de um mês no Robinhood, um aplicativo de comércio.

A Snap vendeu ações a 17 dólares por papel no IPO de 1o de março. No dia seguinte, no primeiro dia de negociação na bolsa de valores de Nova York, a ação saltou até 26,05 dólares.

Roh disse que comprou a ação naquele primeiro dia de negociação a 25 dólares por ação.

A atividade de negociação no Robinhood saltou 50 por cento no dia da estreia da ação da Snap, com mais de 40 por cento daqueles que negociaram naquele dia comprando ações da empresa. A idade média dos acionistas da Snap na plataforma foi de 26 anos, a mesma idade do presidente-executivo da Snap, Evan Spiegel, de acordo com a Robinhood.

A alta da Snap estendeu-se no segundo dia de negociação, 3 de março, quando o preço da ação chegou a 29,44 dólares. O valor caiu 25 por cento desde então, fechando na sexta-feira em 22,07 dólares.

Kaleana Markley, uma consultora de recursos humanos de 29 anos em São Francisco, comprou ações da Snap como seu primeiro investimento no mercado de ações.

"Snap me pareceu como o IPO do meu tempo, e vendo onde o Facebook e Amazon estão agora, eu realmente acho que a Snap tem o potencial de crescer (como eles)", disse Markley, que comprou as ações através da Stockpile, outra corretora online destinadas a público jovem.

Markley disse que comprou algumas ações da Snap no primeiro dia de negociação e mais no segundo dia, quando o preço do papel atingiu pico desde o IPO.

"Há um monte de empresas que eu não conheço ou reconheço, mas Snap, eu uso o produto e sei que todo mundo - meus amigos, meus colegas de trabalho, até meus pais usam", disse ela.