Topo

Japão vai vetar interessados em venda de unidade de chips da Toshiba por riscos de segurança nacional, dizem fontes

10/03/2017 09h45

Por Kentaro Hamada e Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - O governo japonês, preocupado com o futuro da unidade de chips de memória da Toshiba, está preparado para bloquear uma venda a interessados que sejam considerados um risco para a segurança nacional, disseram fontes, uma posição que dá aos Estados Unidos uma vantagem importante.

O governo usaria as leis cambiais e de comércio exterior do Japão para controlar o leilão, se necessário, disse uma das fontes. As fontes estão diretamente envolvidas no processo de venda, mas pediram para não ser identificadas porque as informações não são públicas.

"Os Estados Unidos são o único parceiro viável do ponto de vista da segurança nacional do Japão", disse outra fonte, observando que chips de ponta estão no centro da robótica, inteligência artificial e dispositivos conectados.

Com a intenção de compensar uma baixa contábil por vir de 6,3 bilhões de dólares para sua unidade nuclear norte-americana Westinghouse e criar uma proteção para futuras perdas potenciais, a Toshiba está se apressando para vender a maior parte ou mesmo a totalidade da unidade - o segundo maior produtor de chips NAND do mundo - que está avaliada em pelo menos 13 bilhões de dólares.