Topo

Samsung pode abrir nova fábrica e transferir operações do México para os EUA, diz WSJ

08/03/2017 14h39

(Reuters) - A Samsung Electronics planeja expandir suas instalações nos Estados Unidos, transferindo para o país parte da produção no México, informou nesta quarta-feira o jornal Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

As negociações para abrir um nova fábrica de eletrodomésticos nos EUA estão em estágio inicial, disse um porta-voz da Samsung, acrescentando que a companhia começou a revisar as operações no começo do outono passado (no hemisfério norte).

O grupo sul-coreano se recusou a comentar sobre uma possível transferência de parte da produção do México para os EUA.

A notícia surge em meio às críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, às companhias que fabricam fora do país produtos para consumidores norte-americanos.

O governo ameaçou impor tarifas de importação, enquanto Trump atacou algumas das maiores empresas do mundo, levando muitas a fazer promessas de investir mais nos EUA.

A sinalização feita pela Samsung sucede anúncio similar da rival LG Electronics, que no mês passado informou que desembolsaria 250 milhões de dólares na construção de uma nova fábrica de eletrodomésticos nos EUA.

O investimento inicial da Samsung deve ficar em torno de 300 milhões de dólares, de acordo com o WSJ. Pelo menos cinco Estados norte-americanos estão em conversas com o grupo sul-coreano e a abertura de uma nova fábrica pode gerar cerca de 500 empregos, acrescentou o jornal.

No começo de fevereiro, a Reuters noticiou que a Samsung poderia construir uma fábrica nos EUA para eletrodomésticos;

(Por Anya George Tharakan, em Bangalore, com reportagem adicional de Diane Bartz, em Washington)