Topo

Inspirado na Pixar, robô Cozmo tem personalidade e deseja chegar ao cinema

Anki
Imagem: Anki

Piya Sinha-Roy

04/08/2016 21h07

Um novo robô que cabe na palma da mão quer se tornar um brinquedo favorito, equipado com uma personalidade atrevida e espera uma possível futura franquia de entretenimento.

Cozmo, um micro robô equipado com sensores, motores, habilidades visuais e controlado utilizando um smartphone é o produto mais recente da startup de produtos robóticos Anki, fabricante dos conjuntos de brinquedos robóticos Overdrive.

Cozmo não é o primeiro brinquedo robótico controlado por smartphones. Produtos similares que já estão disponíveis podem ensinar as crianças a programas ou apenas jogar e fazer truques como o popular droid controlado por smartphones "BB-8", de Star Wars, produzido pela Sphero.

Mas a maioria dos brinquedos robóticos não está equipada com a habilidade de aprender com o tempo, disse o presidente-executivo da Anki, Boris Sofman.

"Com certeza existem muitos produtos que querem ser um animal de estimação, um robô de brinquedo ou uma companhia robótica, mas todos realmente não têm a capacidade de verdadeiramente ver e compreender seu ambiente", disse Sofman.

Se parece com um personagem da Pixar, é porque Cozmo, que será lançado em outubro e avaliado em 179 dólares, foi inspirado pelos emocionantes e alegres robôs vistos em animações como "Wall-E" e é coprojetado por um ex-animador da Pixar.

A Anki visa um futuro no cinema para Cozmo, incluindo novos amigos robóticos e uma possível série de episódios semanais. "Estamos olhando a franquia como um estúdio para personagens interativos e histórias", disse Sofman.