Topo

Alemanha investiga Facebook por suspeita de abuso de poder de mercado

Eric Auchard

Em Frankfurt

02/03/2016 16h01

O órgão de defesa da concorrência da Alemanha está investigando o Facebook por suspeita de abuso de poder de mercado em violação da legislação de proteção de dados, na primeira investigação formal da rede social por violação das regras de competição.

O órgão disse que suspeita que os termos de serviço do Facebook relativos à utilização de dados dos usuários pode ser um abuso de sua posição possivelmente dominante no mercado de redes sociais. A autoridade planeja analisar se os usuários são devidamente informados sobre como seus dados pessoais são obtidos pela empresa.

O Facebook, maior rede social do mundo, com 1,6 bilhão de usuários mensais, obtém receitas com anúncios baseados em dados que compila sobre as conexões, opiniões e atividades de postagens de seus usuários.

"Para serviços de Internet financiados por anúncios como o Facebook, os dados dos usuários são extremamente importantes", disse o presidente do Escritório Federal de Carteis da Alemanha, Andreas Mundt.

"Por esse motivo é essencial analisar também sob o aspecto de abuso de poder de mercado se os consumidores estão suficientemente informados sobre o tipo e extensão dos dados coletados."

Uma porta-voz do Facebook disse nesta quarta-feira: "Estamos confiantes de que nós cumprimos a lei e estamos ansiosos para trabalhar com Escritório Federal de Carteis para responder a essas questões".