Topo

Por que o Omegle, plataforma para conversar com estranhos, acabou?

Omegle encerrou as atividades em 2023 Imagem: Reprodução/ Omegle

Do UOL, em São Paulo

22/05/2024 04h00

O Omegle, famosa plataforma para conversar, por vídeo, com estranhos do mundo todo, foi encerrado em novembro de 2023.

A plataforma existia desde 2009 e fez muito sucesso ao colocar pessoas de diferentes lugares para bater papo aleatoriamente. Mas muitos problemas levaram a ferramenta ao seu fim.

Relacionadas

O que aconteceu com o Omegle?

Atualmente, o site da empresa ainda está no ar com um comunicado sobre o encerramento. Nele, o fundador Leik K-Brooks escreve que "ao longo dos anos, as pessoas usaram o Omegle para explorar culturas estrangeiras; obter conselhos sobre suas vidas; e ajudar a aliviar sentimentos de solidão e isolamento".

Na mesma carta, no entanto, K-Brooks reconhece os problemas que levaram o Omegle ao seu fim: a plataforma era alvo de muitos criminosos, principalmente envolvidos com abuso de menores de idade.

"Praticamente todas as ferramentas podem ser usadas para o bem ou para o mal, e isso é especialmente verdade para as de comunicação, devido à sua flexibilidade inata [...] Não se pode fazer um balanço honesto do Omegle sem reconhecer que algumas pessoas o utilizaram incorretamente, incluindo para cometer crimes indescritivelmente hediondos."
Leif K-Brooks

A plataforma foi processada em diversos países por casos de abuso de menores de idade. No Brasil, um caso de uma criança de 11 anos abordada por um adulto em Porto Alegre, por meio do Omegle, gerou a primeira condenação por estupro virtual no país.

*Com matéria de novembro de 2023

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que o Omegle, plataforma para conversar com estranhos, acabou? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt