40 km de diâmetro: como é o 'Cometa do Diabo' que se aproxima da Terra

Um enorme cometa, apelidado de "Cometa do Diabo", passará pela Terra pela primeira vez em mais de 70 anos no próximo ano. Apesar do nome, ele não representa perigo para os humanos.

O que aconteceu:

Cometa entrou em erupção duas vezes nos últimos quatro meses. Cientistas disseram à ABC News que a primeira delas aconteceu em julho deste ano, e a outra no início de outubro.

Corpo celeste tem sofrido enormes aumentos de brilho. Com isso, tem expelido nuvens de gás e detritos gelados que teriam um formato parecido com dois chifres —o que originou o apelido.

Ainda assim, o cometa ainda não é brilhante o suficiente para ser visto com binóculos comuns. Até o momento, ele está apenas ao alcance de grandes telescópios, mas isso deve mudar no ano que vem.

Ele poderá ser visto da Terra pela primeira vez no século 21. Cometa passará mais próximo do Sol por volta de 21 de abril de 2024, e depois passará mais próximo da Terra por volta de 2 de junho, garantiu Richard Miles, da Associação Britânica de Astronomia, à CBS News.

Atualmente, o cometa está se deslocando em direção ao Sol a cerca de 64 mil km/h. Conforme se aproxima, pode chegar a 160 mil km/h. Já quando estiver mais perto da Terra, sua proximidade para com o nosso planeta deve chegar a 232 milhões de km. Depois da aparição, o cometa será lançado gravitacionalmente de volta ao sistema solar exterior, e não deve retornar até pelo menos 2095.

Mais sobre o 'Cometa do Diabo':

É oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, mas ganhou o apelido de "Cometa do Diabo" devido à formação de dois "chifres" compostos de gelo e gás após suas últimas explosões.

Foi descoberto em 1812 por Jean-Louis Pons, e foi avistado novamente em 1883 por William Robert Brooks, de acordo com o site TheSkyLive.com.

Continua após a publicidade

É um cometa periódico do tipo Halley. Isso significa que ele tem um período orbital entre 20 e 200 anos. Especificamente no caso do 12P/Pons-Brooks, ele passa pela Terra a cada 71 anos e sua última aparição aconteceu em 1952, segundo a Associação Britânica de Astronomia.

Tem cerca de 18 a 40 quilômetros de diâmetro. De acordo com a ABC News, os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do sistema solar. À medida que se aproximam do Sol, eles ficam lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.

Está cerca de 70 vezes mais longe da Terra do que a nossa lua, disse Miles ainda em entrevista à CBS News. Portanto, apesar de seu apelido e tamanho ameaçadores, especialistas dizem que o 12P/Pons-Brooks não representa nenhuma ameaça para os humanos.

Normalmente, o cometa não é visível. Porém, quanto estiver mais próximo do sol, ele poderá ser visto apenas com binóculos ou mesmo a olho nu.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado, 232 milhões é a distância de aproximação do cometa em relação à Terra, não a velocidade dele. Texto também tinha inconsistências em unidades de medida, e tudo foi padronizado por km/h. Informações foram corrigidas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes