Omegle acabou: Por que fundador fechou site para conhecer estranhos?

O Omegle, site de bate-papo virtual, anunciou que vai encerrar suas atividades após 14 anos. O comunicado foi feito pelo fundador da plataforma Leif K-Brooks na quarta-feira (8).

O que era o Omegle?

A plataforma foi lançada em 2009 e ficou conhecida por permitir conversas entre estranhos de qualquer parte do mundo. A interação era feita por meio de um "sorteio". O bate-papo também acontecia por chamada de vídeos entre os participantes.

Por que o Omegle acabou?

O uso indevido da plataforma por parte de criminosos é o principal ponto citado pelo fundador no comunicado.

Ao longo dos anos, o site sofria pressão da comunidade virtual por conta de relatos de uso indevido.

K-Brooks disse que cooperou com autoridades para combater os crimes cometidos e lamentou os ataques à plataforma.

Infelizmente, também existem pontos baixos. Praticamente todas as ferramentas podem ser usadas para o bem ou para o mal, e isso é especialmente verdadeiro no caso das ferramentas de comunicação, devido à sua flexibilidade inata. A batalha pelo Omegle foi perdida, mas a guerra contra a internet continua
Leif K-Brooks

Estupro virtual no Brasil

No Brasil, o Omegle esteve envolvido na primeira condenação por estupro virtual do país. Uma criança de São Paulo foi abordada por um adulto, morador de Porto Alegre (RS).

O telefone pode ser usado para desejar 'feliz aniversário' à sua avó, mas também pode ser usado para avisar sobre uma ameaça de bomba. Não pode haver uma contabilidade honesta do Omegle sem reconhecer que algumas pessoas o usaram indevidamente, inclusive para cometer crimes hediondos e indescritíveis
Leif K-Brooks

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes