Não é só você: um em cada 5 brasileiros tem internet ruim no celular

Você acha a internet do seu celular ruim? Ainda que a conexão tenha melhorado consideravelmente em grandes cidades, um levantamento aponta que um em cinco clientes de conexão móvel tem velocidade de internet ruim e experiência pobre para vídeo.

O levantamento foi feito pela Opensignal, que mede a experiência de internet oferecida por operadoras, como velocidade de internet, experiência de vídeo e outras características. Segundo a companhia, 20% dos clientes brasileiros de banda larga móvel têm média de download menor que 10 Mbps (megabits por segundo).

"Muitos brasileiros têm acesso limitado a redes 5G ou a celulares com a tecnologia. Por essa razão, eles têm problemas com velocidades de download muito lentas no geral. Isso faz com que a habilidade dessas pessoas em navegar na internet seja mais desafiadora" Opensignal em blogpost com análise sobre internet móvel no Brasil

Com uma internet de 10 Mbps dá para baixar 1,25 MB (megabytes) a cada segundo. Se a velocidade for constante, dá para baixar um arquivo de 70 MB em um minuto (cerca de 23 fotos, considerando imagens de 3 MB cada).

No streaming, a coisa fica mais complicada. A Netflix, por exemplo, sugere o mínimo de 3 Mbps (megabits por segundo) para assistir a vídeos na qualidade HD - uma das mais baixas —, no entanto, é necessário constância no sinal para haver uma reprodução sem interrupções.

Os Estados em que era mais comum que as pessoas tivessem velocidade média de download menor que 10 Mbps são: Amazonas (26%), Roraima (29%) e Minas Gerais (27,2%).

O estudo nota ainda que a maioria das pessoas (40%) tem velocidade entre 10 e 25 Mbps, e que apenas uma minoria (0,6%) tem internet acima de 100 Mbps, chegando próximo ao atingido por planos de conexão de banda larga fixa

Velocidade média de download de usuários de internet móvel do Brasil, segundo a Opensignal:

  • Entre 0 e 10 Mbps - 20,7%
  • Entre 10 e 25 Mbps - 40,5%
  • Entre 25 Mbps e 50 Mbps - 29,2%
  • Entre 50 Mbps e 100 Mbps - 9%
  • Acima de 100 Mbps - 0,6%
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Experiência em assistir vídeo

Ainda que boa parte de redes sociais da atualidade tenha a opção de vídeo, este tipo de conteúdo ainda é difícil de ser acessado por um em cinco pessoas que usam internet móvel no país.

Para avaliar isso, a Opensignal criou um índice de experiência de vídeo que vai de 1 a 100:

  • pobre (abaixo de 48 pontos) - 18,2%
  • justa (entre 48 e 58 pontos) - 12,3%
  • boa (entre 58 e 68 pontos) - 24,3%
  • muito boa (68 - 78 pontos) - 38,4%
  • excelente (78 ou superior) - 6,8%

Por "pobre", a empresa define como "uma experiência fraca, mesmo para vídeos de baixa resolução", uma "velocidade muito lenta para carregamento" e "travamentos frequentes".

O ranking aponta que Distrito Federal, Goiás e São Paulo são os locais com menos pessoas com experiência pobre de vídeo. Em comparação, Roraima é um dos locais com a maior proporção (26%), seguido do Tocantins, com 23,8%

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Por fim, outra característica medida foi o tempo sem sinal de internet.

A boa notícia é que a maioria (75,3%) fica sem sinal apenas 1% do tempo, mostrando que, pelo menos, há cobertura para boa parte das pessoas. Por outro lado, 11,4 dos brasileiros ficam sem sinal por 5% ou mais do tempo - o que mostra que ainda são necessários mais investimentos em infraestrutura de telecomunicações.

Como a Opensignal faz medições

A empresa diz que analisa o tráfego de 100 milhões de dispositivos globalmente - tanto de pessoas que baixaram o app da companhia ou de parceiros. Essas informações são anonimizadas e consolidadas para a análise de diferentes critérios.

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