Topo

Em tempo de IA, OnlyFans prefere humanos para vigiar vídeo picante, diz CEO

Amrapali Gan, CEO do OnlyFans, durante o Web Summit Rio 2023 - Mauro PIMENTEL / AFP
Amrapali Gan, CEO do OnlyFans, durante o Web Summit Rio 2023 Imagem: Mauro PIMENTEL / AFP

Vitória Azevedo

Colaboração para Tilt, no Rio

06/05/2023 04h00

Mundialmente conhecida pelo compartilhamento de conteúdos adultos, a rede OnlyFans é muito mais do que isso. Pelo menos é o que afirmou Amrapali Gan, diretora executiva da plataforma. A CEO esteve presente no Web Summit Rio, evento internacional de tecnologia, e garantiu que o site é muito mais do que parece ser.

A rede foi criada em 2016, com o objetivo de atrair influenciadores que quisessem monetizar registros de suas vidas pessoais. Apesar de também disponibilizar conteúdos gratuitos, o diferencial do OnlyFans está na exclusividade dos conteúdos pagos.

"Nós somos uma plataforma que funciona a partir do sistema de inscrição. Você não tem acesso aos conteúdos gratuitos se não se inscrever no site, com os seus próprios dados. Além disso, você não tem acesso aos conteúdos exclusivos se não pagar por eles. É o que torna tudo mais seguro", contou Gan.

A plataforma funciona como uma rede social e alcançou maior sucesso durante a pandemia de COVID-19, em 2020. Com a popularidade do OnlyFans, muitos famosos se inscreveram na rede e se tornaram criadores de conteúdos, adultos ou não.

De acordo com Amrapali Gan, oferecer conteúdo adulto é apenas uma das muitas funcionalidades da plataforma. Segundo a executiva, diversos gêneros e criadores estão em constante ascensão na rede. É o caso de comediantes que utilizam o OnlyFans para compartilhar piadas mais ousadas, que não poderiam ser contadas em outros espaços.

"A maioria das pessoas pensa que somos uma plataforma apenas para conteúdos adultos, mas não é apenas isso. O OnlyFans é um lugar seguro para que maiores de 18 anos possam se expressar com liberdade. Quando pensar em OnlyFans, pense em um lugar seguro", afirmou a executiva.

Em 2021, a empresa lançou o OnlyFans TV, uma plataforma de vídeo gratuita com conteúdo original dos criadores da rede. Através do OFTV, os usuários podem compartilhar vídeos curtos e longos com fãs e espectadores. O serviço está disponível na versão web e para download nos sistemas Android e iOS.

Apesar do crescimento da plataforma, Amrapali Gan afirmou que os processos de segurança continuam sendo supervisionados por funcionários, e não apenas por sistemas de inteligência artificial. De acordo com a executiva, 80% dos mais de 1.000 funcionários da empresa verificam conteúdos e materiais publicados, como vídeos, fotos e mensagens.

"Nós realmente vemos tudo o que acontece na plataforma, nada substitui o olho humano. Por isso é uma rede tão segura para todos, nós estamos monitorando tudo. Temos uma política de segurança e transparência, ela explica o que estamos fazendo para que possamos proteger nossos criadores e usuários".

Gan explicou, também, que os criadores de conteúdo ficam com 80% dos lucros. Para cada dólar arrecadado pela empresa, os criadores ficam com quatro. A divisão é feita apenas entre o OnlyFans e os criadores porque não existem anúncios ou propagandas no site.

Sobre os resultados recentes e já pensando na expectativa para os próximos anos, a executiva exaltou a cultura dos fã-clubes na América Latina e revelou que o local é uma forte aposta da empresa para crescimento a curto e longo prazo.

"Estamos muito orgulhosos do crescimento da nossa comunidade de fãs e criadores, principalmente na América Latina. É uma região muito importante para o nosso crescimento nos próximos anos. É um momento animador para a empresa e a América Latina faz parte disso", afirmou.