Topo

Fãs de Harry Potter estão na mira de criminosos; entenda novo golpe online

Hogwarts Legacy - Divulgação/WarnerBros
Hogwarts Legacy Imagem: Divulgação/WarnerBros

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

09/02/2023 12h46Atualizada em 09/02/2023 15h17

Fãs de Harry Potter se tornaram alvo em potencial para cibercriminosos com a aproximação da data de lançamento do jogo "Hogwarts Legacy", previsto para esta sexta-feira (10).

Os golpistas atraem a atenção das potenciais vítimas oferecendo antecipadamente o download e a instalação gratuitos do game para PC.

O arquivo esconde um programa malicioso (malware) ou um software indesejado, observou a empresa de segurança digital Kaspersky.

Como o golpe funciona

  • Os cibercriminosos chegam até potenciais vítimas através de ferramentas digitais de tráfego de publicidade paga em sites que os fãs da saga costumam frequentar.
  • A partir daí, passam a mostrar anúncios direcionados oferecendo o download gratuito do jogo.
  • Ao clicar no arquivo, o programa malicioso infecta o computador.

Até o momento foram detectados dois principais tipos de malwares para atrair os fãs de Harry Potter: o adware, que lança anúncios na tela da vítima, e os trojans, que coleta informações pessoais da vítima de forma silenciosa.

Como o jogo oficial ainda não foi lançado e para driblar a desconfiança de alguns usuários, vários dos anúncios ainda trazem o alerta de que o game em questão é crackeado - quando se modifica o código do software para driblar o licenciamento, explica a Kaspersky.

A pirataria, neste caso, ainda está sendo usada para ação de hackers.

O jogo

O "Hogwarts Legacy" é um dos games mais aguardados entre os fãs, e já está sendo considerado um fenômeno do universo gamer.

Antes mesmo do lançamento oficial, ele é o jogo mais vendido das plataformas Steam e PlayStation 5.

"Com uma base de fãs tão grande, o jogo se tornou um alvo para os cibercriminosos que procuram lucrar com a popularidade do conto. Nosso conselho é pedir que fiquem alerta e só baixem jogos de lojas de aplicativos oficiais, além de sempre usar uma solução de segurança confiável ", afirmou Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky, em comunicado da empresa.

O que fazer para aumentar a segurança

  • Compre e baixe jogos apenas de plataformas e lojas oficiais.
  • Não confie em "ofertas imperdíveis" ou sites que prometem oferecer um jogo caro como presente - na grande maioria das vezes, é uma farsa.
  • Sempre que possível, proteja suas contas com autenticação de dois fatores -- uma camada extra de segurança.
  • Use senhas fortes usando caracteres especiais e números.
  • Nunca repita uma senha em diferentes plataformas online. Assim, caso uma de suas contas for roubada, o resto não fica em risco.
Fonte: Kaspersky