Topo

Wesley Safadão tem Twitter invadido; veja dicas para criar senhas seguras

Wesley Safadão, no Fight Music Show de Balneário Camboriú (SC) - Ricardo Franzen / Divulgação FMS
Wesley Safadão, no Fight Music Show de Balneário Camboriú (SC) Imagem: Ricardo Franzen / Divulgação FMS

Leticia Marques

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/03/2022 13h38

O cantor Wesley Safadão virou notícia nesta semana após seu perfil no Twitter ter sido invadido. Publicações com conteúdos pornográficos, racistas e homofóbicos chegaram a ser exibidas na conta. Depois de descobrir o problema, o cantor chegou a compartilhar no Instagram que tem problemas para lembrar suas senhas. Por isso, usa combinações simples.

"Eu disse que não ia dar certo esse negócio de senha 1234 (...) Hackearam meu Twitter, postaram um monte de bagaceira nessa madrugada, mas a gente já tá resolvendo", afirmou. A invasão da conta levantou mais uma vez o alerta para os riscos de manter combinações fáceis de serem adivinhadas para proteger redes sociais e outras plataformas online —ainda que também tenha virado motivo para memes.

Pensando nisso, Tilt lista abaixo, dicas para todos aumentarem a proteção de seus perfis na internet:

1. Crie senhas fortes

Para isso, nada de usar sua data de aniversário ou a de familiares. A mesma dica serve caso você queira usar o seu nome ou de alguém da família.

2. Use caracteres especiais, números e letras maúsculas

Alguns aplicativos e redes sociais já exigem na hora do cadastro da senha o uso de caracteres especiais como "@", "*" "$" e números para formar uma combinação forte. Use essa recomendação para outras plataformas também.

Ex: Uol@5678

As combinações alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos tornam a senha mais forte, impossibilitando uma invasão "Isso aumenta a quantidade de possíveis combinações e torna mais difícil sua identificação", explicou Emilio Simoni, executivo-chefe da empresa de segurança digital PSafe.

3. Mude suas senhas com certa frequência

Se você possui combinações feitas há anos, mude imediatamente. Não é possível garantir que elas não tenham feito parte de vazamento de dados antigos. A recomendação da empresa de segurança Kaspersky é que as senhas sejam mudadas dentro do prazo de 90 dias.

"Muitas empresas estabelecem essa prática, pois isso reduz os riscos de um incidente de segurança. Se você está digitando o mesmo código para acessar a Netflix, Spotify, Internet Banking e suas redes sociais, é hora alterá-la", destacou a empresa, em nota.

Se você tem dificuldades para memorizar as senhas, a Kaspersky dá uma dica importante: use uma "cadeia estática" de combinações. Como? Pegando uma lista de palavras importantes e criando uma senha com as iniciais de cada uma.

Exemplo: você é fã da música de ninar " dorme neném que a cuca vem pegar. Então você pode criar a senha como "dnq@cvp".

4. Use cofre de senhas

Uma maneira mais segura de salvar várias senhas é recorrer aos gerenciadores de senhas.

Você pode seguir o passo a passo abaixo para criar uma senha cofre pelo Google, que oferece um gerenciador gratuito.

  1. Abra o Chrome, pode ser no navegador ou app;
  2. À direita da barra de endereço, toque em "Mais" --aqueles três pontinhos;
  3. Depois, toque em "Configurações" e "Senhas";
  4. Na parte superior, ative a opção "Salvar senhas".

Uma vez habilitado, quando você entrar com um usuário e senha em algum programa, uma mensagem vai surgir na tela perguntando se você tem interesse que o Google salve os dados. Ao selecionar "salvar", a palavra-chave que garante seu login será salva.