Topo

Colocar vírgula no meio da senha a deixa mais segura? Entenda

rawpixel.com/ Freepik
Imagem: rawpixel.com/ Freepik

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/02/2022 04h00Atualizada em 24/02/2022 08h18

Criar uma senha é um momento bem mais importante do que muita gente pensa. Elas são a primeira linha de defesa e proteção de dados em serviços online e redes sociais. Recentemente, uma postagem viralizou no Twitter dizendo que incluir vírgula e ponto e vírgula na combinação seria vantajoso, pois ajudaria a estragar os arquivos vazados, mas isso faz algum sentido?

Especialistas consultados por Tilt dizem que ter caracteres especiais, como a vírgula, ajudam a ter uma senha mais segura, mas só ela em si não ajuda tanto.

A publicação ganhou destaque ao afirmar que as pessoas deveriam colocar "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula) nas senhas para que, caso elas fossem vazadas, esses caracteres estragassem os arquivos vazados. Isso supostamente atrapalharia o CSV — arquivo de texto utilizado para transferência de informações entre aplicativos diferentes, como o Microsoft Excel.

Mas, apesar das mais de 14 mil curtidas e 917 retweets, a informação não é 100% precisa.

Segundo Emilio Simoni, executivo-chefe da empresa de segurança digital PSafe, inserir esses caracteres pode fazer sentido em algumas situações, pois às vezes esses símbolos conseguem quebrar um arquivo ao ser baixado. "Contudo, dependendo do editor de texto e de código fonte utilizado para ler o arquivo, é possível abri-lo sem problemas", destaca.

Caracteres especiais = maior segurança

Isso não quer dizer, contudo, que adicionar caracteres especiais enquanto cria uma senha não seja importante. Isso porque uma senha forte precisa ter, preferencialmente, combinações alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos. "Isso aumenta a quantidade de possíveis combinações e torna mais difícil sua identificação", diz Emilio.

A empresa de segurança digital Kaspersky também recomenda a criação de senhas com uso de letras, números e símbolos. "O ideal é que elas tenham pelo menos 15 caracteres. Use um serviço para verificar se a sequência é forte [disponível pela empresa e em outras plataformas]", diz em nota.

A companhia também afirma que as senhas devem ter um "prazo de validade". Assim, o correto é anotar a data da criação de uma nova senha e trocá-la a cada 90 dias.

"Muitas empresas estabelecem essa prática, pois isso reduz os riscos de um incidente de segurança. Se, durante a pandemia, você está digitando o mesmo código para acessar a Netflix, Spotify, Internet Banking e suas redes sociais, é hora alterá-la", ressalta.

Sobre isso, Emilio Simoni reforça que é fundamental modificá-las com frequência, uma vez que, em decorrência dos incidentes de segurança, os cibercriminosos podem estar de posse de milhares de senhas.

Outras dicas:

  • Evite usar uma mesma combinação em diferentes serviços e programas.
  • Não utilize senhas óbvias, como data de aniversário ou sequências alfanuméricas, ou senhas utilizadas com frequência, como 'password', 'senha'

Não salve senhas no computador

Sim, sabemos que pode ser bem complicado ficar decorando inúmeras senhas, principalmente com essa recomendação de trocá-las a cada 90 dias. Mas nem por isso você deve salvá-las no navegador, bloco de notas ou no computador.

Segundo a Kaspersky, as funções de autocompletar e "salvar minhas credenciais" que ficam disponíveis nos computadores facilitam o acesso de cibercriminosos aos serviços e plataformas utilizadas pelos usuários em caso de hackeamento do sistema, por exemplo.

"Essas funções não têm mecanismos de proteção. Elas basicamente 'escrevem' todas as senhas em um arquivo de texto — uma prática que muitos fazem de maneira manual. O problema é que se há um acesso não-autorizado no dispositivo (como em uma infecção por malware), os criminosos verificam se há senhas salvas para poder realizar fraudes", diz a empresa.

Dica da Kaspersky para memorizar várias senhas:

Use uma "cadeia estática" de combinações, ou seja, pegue uma grade de palavras importante para você e crie uma senha única com as primeiras letras de cada uma delas, adicionando caracteres. Por exemplo, digamos que você é fã da canção de ninar "batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão". Então você poderia criar a senha especial "Bqn&r9c".

Se você achou essa dica complicada, também existe a possibilidade de utilizar um gerenciador de senhas, como o KeePass XC, NordPass ou Myki Password Manager. Com esse tipo de recurso, você conseguirá armazenar todas as suas senhas em um local seguro que pedirá apenas uma senha-mestre para conseguir acessar.