Topo

O que se sabe do ataque hacker à Nvidia para "ajudar gamers a minerar"

CEO da Nvidia, Jen-hsun Huang, apresenta GPUs -
CEO da Nvidia, Jen-hsun Huang, apresenta GPUs

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

05/03/2022 14h48

A Nvidia, conhecida por suas "placas de vídeo" para games, sofreu no final de fevereiro um ataque hacker que resultou no roubo de até 1 terabyte (equivalente a mil gigabytes) de informações sigilosas, com supostamente segredos industriais.

A ação foi reivindicada pelo grupo Lapsus$, que estaria envolvido no apagão de dados sobre a pandemia no site do Ministério da Saúde do Brasil. Desta vez, os hackers querem "ajudar a comunidade dos games" que também quer minerar criptomoedas.

Por trás da afirmação, está um limite imposto pela fabricante de processadores gráficos, muito usados por quem joga no PC, que atrapalha a mineração de criptomoedas. Veja abaixo o rolou:

Quem é a Nvidia?

Criada nos Estados Unidos em 1993, a Nvidia conquistou o mercado ao lançar, em 1999, a primeira GPU (sigla em inglês para "unidade de processamento gráfico") —outro nome para as placas de vídeo, que servem para processar gráficos e "poupar" a CPU (que executa as demais tarefas). Isso impede que o desempenho da máquina fique lento e afete o visual gráfico.

Por que atacar a Nvidia?

O interesse nos produtos da Nvidia aumentou agora que o interesse na mineração de criptomoedas cresceu substancialmente. As placas ajudam a tornar esse processo muito mais rápido e, consequentemente, mais lucrativo.

No comunicado que o grupo de hackers deixou, havia uma exigência: que a empresa permita que suas GPUs realizem mineração de forma rápida. Ou seja, que seja removida a função chamada LHR, sigla em inglês para "taxa de hash baixa".

Essa taxa de hash mede a quantidade de operações que uma rede de mineração de criptomoedas é capaz de realizar. O limite foi adotado há um ano para evitar que as GPUs fossem usadas para outros fins que não os games e não houvesse falta do produto para os jogadores. Outra linha de processadores, voltada ao mercado de criptomoedas, foi lançada.

Mas sempre tem quem queira fazer as duas coisas, jogar e minerar, com uma placa só. Daí a revolta.

O que diz a Nvidia

De forma discreta, a empresa confirmou nesta semana ter sido vítima do que chamou de "incidente de cibersegurança" e disse ter notificado as autoridades sobre o ocorrido.

A Nvidia informou ainda que não tem evidência de que houve uso de ransomware (software maligno que sequestra dados para pedir resgate) no seu ambiente, e que não há qualquer indicação de que essa invasão tem alguma relação com o conflito entre Rússia e Ucrânia, como alguns chegaram a especular.

O que a empresa diz é que alguém utilizou credenciais de funcionários para capturar informação proprietária da empresa e passou a vazar esse tipo de dado na internet.

"Não prevemos qualquer disrupção nos nossos negócios nem em nossa habilidade de servir nossos clientes como um resultado desse incidente", diz o comunicado oficial da fabricante.