Topo

Misteriosas esferas de vidro são achadas no lado oculto da Lua

Esferas foram encontradas em missão chinesa na Lua - Reprodução/Twitter CNSA Watcher
Esferas foram encontradas em missão chinesa na Lua Imagem: Reprodução/Twitter CNSA Watcher

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 12h14Atualizada em 24/02/2022 16h01

Uma missão chinesa fez uma descoberta impressionante no outro lado da lua. A câmera panorâmica do Yutu-2 Rover encontrou duas pequenas esferas intactas de vidro translúcidas em meio à poeira lunar. O artigo detalhando a experiência foi publicado no Science Bulletin.

O Yutu-2, no entanto, não conseguiu obter dados da composição das esferas, mas os cientistas acreditam que elas podem registrar informações sobre a história da Lua.

Apesar de surpreendente, o vidro não é incomum na Lua. Segundo o Science Alert, no passado, houve um extenso vulcanismo na Lua, o que gerou essas peças de vidros vulcânicos. Além disso, o impacto de objetos menores, como meteoritos, também produzem um calor intenso que resulta na formação destes materiais, o que seria o caso das esferas encontradas agora com a missão chinesa, de acordo com uma equipe de cientistas liderada pelo geólogo planetário Zhiyong Xiao, da Universidade Sun Yat-sen e da Academia Chinesa de Ciências.

As esférulas possuem 15 a 25 milímetros de diâmetro e, segundo Xiao, elas aparentam ser translúcidas e têm um certo brilho, o que as diferenciaria das demais já encontradas na Lua. Além disso, os cientistas ainda encontraram mais quatro esferas com brilho semelhante, entretanto, a translucidez não pôde ser confirmada.

A equipe acredita que a explicação mais provável é que eles se formaram a partir de vidro vulcânico chamado anortosita que derreteu novamente no impacto de algum objeto, transformando-se em globos redondos translúcidos.

"Como a primeira descoberta de glóbulos de vidro macroscópicos e translúcidos na Lua, este estudo prevê que esses glóbulos devem ser abundantes em todo o planalto lunar, fornecendo alvos de amostragem promissores para revelar a história inicial do impacto da Lua", escrevem os pesquisadores.