Topo

Autônomo, elétrico e diferentão: tudo que sabemos sobre o carro da Apple

Apple vem desenvolvendo um carro autônomo e elétrico, mas projeto corre em segredo - Ilustração/Getty Images/iStock
Apple vem desenvolvendo um carro autônomo e elétrico, mas projeto corre em segredo Imagem: Ilustração/Getty Images/iStock

Lucas Santana

Colaboração para Tilt, em Erfurt (Alemanha)

14/02/2022 04h00

Sem tempo, irmão

  • Rumores indicam que a Apple prepara carro elétrico e autônomo previsto para 2024
  • Veículo teria design 'diferentão' e seria feito em parceria com empresas da China e Coreia do Sul
  • Tem até ex-líder da Tesla envolvido no projeto; confira tudo o que sabemos até agora

A incursão da Apple no mercado automobilístico ainda não é oficial, mas o burburinho na indústria sugere que a companhia já se prepara para lançar um veículo com a assinatura clássica da maçã.

Os rumores até agora apontam que a empresa deve lançar nos próximos anos —alguns falam em 2024 ou 2025— um novo tipo de carro elétrico e autônomo, feito em parceria com uma fornecedora de partes automotivas e peças eletrônicas do mercado asiático.

Tilt reuniu as informações mais relevantes que a imprensa divulgou até agora sobre o misterioso "Apple Car". Confira a seguir.

Project Titan

Há dois anos, agência de notícias Reuters levantou a bola de que a empresa comandada por Tim Cook tinha planos de lançar um veículo elétrico de alta tecnologia com um novo tipo de bateria que poderia mudar o mercado radicalmente.

Mantido em segredo desde 2014 sob a alcunha "Project Titan", a Apple poderia revelar o novo veículo por volta de 2024.

Desde a revelação do Project Titan pela Reuters, Tim Cook nunca descartou publicamente a possibilidade da Apple estar desenvolvimento de um novo carro da marca, mas também nunca confirmou os rumores.

Parcerias no Oriente

De acordo com o jornal DigiTimes, de Taiwan, uma equipe de funcionários da Apple teria ido à Coreia do Sul em uma aparente visita comum de negócios para se reunir com representantes de empresas locais, como LG e SK Group.

Até aí, nada demais, se não fosse por um detalhe: a notícia dizia que as reuniões faziam parte do esforço da Apple para encontrar parceiros e fornecedores para o seu projeto secreto de carro elétrico.

Outro jornal, o The Korea Times, de Seul, disse que um executivo sênior confirmou que funcionários da Apple estavam na Coreia do Sul para buscar "parceiros para seu negócio de veículos elétricos" e que as negociações "ainda estavam nos estágios iniciais".

Além de elétrico, autônomo

Já a agência de notícias Bloomberg chegou a informar que a Apple recentemente mudou o foco do desenvolvimento de um veículo elétrico comum para um carro totalmente autônomo.

O responsável por tomar a decisão da mudança teria sido Kevin Lynch, executivo da empresa responsável pelo relógio Apple Watch. Ainda assim, a ideia é que o carro seja, além de autônomo, também 100% elétrico.

Na tentativa de construir o sonhado carro que dirige sozinho, a empresa inclusive estaria em busca de um grande nome dessa tecnologia hoje no mundo. Quando a notícia foi revelada, as ações da Apple chegaram a subir 2,4%.

Ex-Tesla no comando

De acordo com o site Business Insider, a Apple contratou no ano passado o executivo Christian "CJ" More, que trabalhou por mais de sete anos como diretor de direção autônoma na Tesla, a montadora de carros elétricos de Elon Musk.

Moore era um crítico da forma como a empresa de Musk superdimensionou o estágio de desenvolvimento desta tecnologia ao instalá-la nos seus carros. Carros da Tesla no modo de "piloto automático" (que não é 100% autônomo) já se envolveram em diversos acidentes nos últimos anos.

Design diferentão

E o visual? Para a Apple, design é importante, e há rumores de que a empresa vem discutindo internamente um protótipo de carro que seria semelhante aos carros da linha "Lifestyle" da startup norte-americana Canoo, informou a Bloomberg.

Nesse modelo, os passageiros se sentam nas laterais e não nos bancos dianteiros e traseiros, como é o padrão de todos os carros. O carro também não teria pedal nem volante, mas manteria o volante.

canoo - Divulgação/Canoo - Divulgação/Canoo
Bancos traseiros de um carro da linha Lifestyle da montadora Canoo: referência para a Apple, dizem rumores
Imagem: Divulgação/Canoo

A empresa também considerou colocar uma tela grande tela sensível ao toque ao estilo que já vimos nos carros da Tesla. Os consumidores poderiam então interagir com o painel central que seria totalmente integrado aos demais dispositivos e serviços da Apple.

Alguns documentos registrados nos Estados Unidos também indicam alguns dos recursos inovadores do suposto "Apple Car".

Um desses documentos é o pedido de registro de patente de uma nova tecnologia de teto solar em que o motorista teria a capacidade de controlar o nível de transparência —o que permitiria, por exemplo, que os passageiros deixassem a luz do sol entrar no carro sem precisar abrir o teto do veículo.

A informação foi divulgada pela versão chinesa do site Gizmodo, que teve acesso ao pedido de registro da patente.

Bateria 'revolucionária'

Outro rumor é o de que a Apple estaria desenvolvendo um novo tipo de bateria "monocélula", que teria capacidade de aumentar bastante o espaço dentro das baterias veiculares.

Esse espaço extra poderia armazenar mais módulos de baterias, com maior capacidade de armazenamento de energia. A novidade foi comparada ao lançamento do próprio iPhone, em 2007.

Muitas tretas

Como nada vem fácil nessa vida, nos últimos meses a Apple sofreu perdas importantes na equipe do Project Titan, como o executivo Joe Bass, que estava envolvido no desenvolvimento do veículo desde o início, em 2014.

Em 2021, Bass se desligou da Apple e foi para a Meta (ex-Facebook), de Mark Zuckerberg. A informação veio diretamente do perfil profissional do executivo no LinkedIn.

Já em relação às tais revolucionárias baterias, as negociações com possíveis fabricantes na China, como CATL e BYD, foram paralisadas depois que as ambas as empresas se recusaram a construir fábricas nos EUA para atender exclusivamente à Apple, o que era um requisito do projeto, de acordo com os rumores.