Topo

Jogo travando? Veja dicas para descobrir se o problema é a internet ou PC

Jogos onlines precisam de conexão com estabilidade - Alexander Kovalev/ Pexels
Jogos onlines precisam de conexão com estabilidade Imagem: Alexander Kovalev/ Pexels

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

24/12/2021 04h00

Habilidade e bons reflexos de comandos são essenciais para quem adora o universo dos jogos online. Mas apenas isso não basta. A estabilidade da internet e o equipamento usado precisam andar juntos para você não ter dor de cabeça com travamentos.

Se você está enfrentando exatamente com esse problema, saiba que existem algumas dicas práticas para ajudar a descobrir o que está atrapalhando a sua experiência ao jogar online, principalmente se for via computador.

Analisando o equipamento

Profissionais do mundo gamers investem bem na compra de computadores com processador avançado, boas placas de vídeo, bastante memória e espaço de armazenamento. Logo, a chance de um equipamento assim apresentar problemas, é menor do que com os mais simples.

Apesar disso, amadores e gamers de carteirinha, podem seguir as dicas abaixo, caso o aparelho apresente lentidão:

  • Limpe arquivos temporários

É normal que durante o uso do Windows o sistema operacional crie diversos arquivos temporários. Até mesmo a navegação na internet deixa algumas sujeiras no HD da máquina.

Por isso, se torna importante fazer a limpeza de disco periodicamente. No Windows, siga os seguintes passos:

  1. Vá na barra de tarefas do computador (localizada na borda inferior da tela no lado esquerdo) e encontre o símbolo da Lupa. No Windows 10, é só abrir a barra e digitar direto o texto abaixo;
  2. Digite "Limpeza de Disco" (se o sistema estiver em Inglês, digite 'Disk Cleanup');
  3. Selecione a opção na lista de resultados;
  4. Uma nova janela vai surgir com algumas sugestões. Você deve selecionar os tipos de arquivos que deseja remover;
  5. Se tiver alguma dúvida, clique no item para ler uma descrição sobre ele (alguns exemplos são: arquivos da lixeira e de internet temporários);
  6. Depois de selecionar o que quer, é só ir no 'OK' e confirmar. O sistema vai abrir uma janela perguntando se você deseja realmente continuar o processo.
  7. Ao confirmar, todos os arquivos selecionados serão excluídos, sem chance de recuperação.
Tela Windows: limpar arquivos temporários - Tilt - Tilt
Imagem: Tilt
  • Exclua programas que não usa mais

Ainda no mesmo local da "Limpeza de Disco", você verá uma função chamada "Mais opções". É só clicar que uma nova janela surgirá com todos os programas instalados em seu PC. Verifique qual não usa mais para retirar da sua máquina a partir dos seguintes passos.

  1. Clique nele e em seguida aperte o botão "Desinstalar".
  2. Siga os passos seguintes exibidos na tela; e pronto.
  • Desfragmente o disco

O Windows ainda permite que arquivos espalhados, isto é, fragmentados pelo HD sejam organizados para que a memória seja otimizada pelo computador.

Essa "bagunça" é normal. Por isso executar a desfragmentação do disco se torna essencial periodicamente.

Mas lembre-se: faça a desfragmentação quando não tiver riscos de falha na rede elétrica (como em caso de um temporal) para não ter o risco de o computador desligar no meio do caminho e perder alguns dados.

  1. Volte para a barra de pesquisa e digite "Desfragmentar e otimizar suas unidades";
  2. Ao abrir, selecione a unidade C:/ e vá no botão "Analisador";
  3. Depois que o PC fizer sua análise é só pressionar "Otimizar";
  4. O processo pode demorar bastante (até horas) dependendo do caso.
  5. Depois de seguir é só dar um OK para concluir.

Fez tudo isso e o game continua travando?

A culpada pode ser a conexão de internet. Não é todo pacote comum que irá aguentar várias horas por semana de jogos online, por exemplo. Por isso, é importante antes de mais nada você descobrir qual é o seu perfil de uso da sua banda larga fixa.

Joga só aos finais de semana? Todos os dias? Trabalha com games? Faz muitas transmissões ao vivo?

Se você busca apenas passar o tempo através dos jogos online, não é necessário um pacote tão robusto. Neste caso, o principal é estabilidade da conexão para que não caia durante as partidas.

Agora se deseja se profissionalizar, a brincadeira começa a ficar mais séria. Além da estabilidade, é preciso que escolha os pacotes mais robustos de dados e mais velozes disponíveis para a sua região.

Você pode, inclusive, testar a sua velocidade no teste feito em parceria com o Melhor Plano para: descobrir se está recebendo o combinado com a operadora e/ou conhecer pacotes promocionais na sua região.

Tipo de jogo

No mundo dos games, existe um leque enorme de opções de jogos, desde os RPGs até aos mais tradicionais, como as partidas de futebol no FIFA ou PES.

Se é fã de jogos esportivos, que geralmente dá para participar de rankings onlines ou disputar uma partida ao vivo contra outra pessoa conectada, a dica é a escolha de uma conexão mais veloz para não ocorrer delays (atrasos de resposta) na comunicação com o oponente.

Agora se gosta dos jogos de muita agilidade, como os RPGs, é preciso que além da velocidade para auxiliar no download e upload, você deve se atentar ao ping da internet, que é o tempo necessário para que os dados saiam de seu dispositivo, cheguem ao servidor e voltem. Quanto menor o valor do ping, melhor para executar os comandos.

Verifique sua infraestrutura de conexão

Internet lenta e jogos travando podem indicar também possíveis problemas na infraestrutura de conexão disponível onde mora, seja no cabo de rede que você usa conectado ao computador (que pode estar com defeito) ou no próprio tipo de conexão.

Para internet fixa de banda larga fixa, por exemplo, a conexão por fibra óptica pode oferecer um sinal mais estável em comparação à via cabo.

Ela é feita com material mais resistente e pode ser até 10 vezes mais rápida que os demais tipos. Verifique se o seu bairro já a possui.

Nota de transparência: a Melhor Plano, empresa que promove o teste de velocidade, em geral oferece outras opções de pacote de telefonia após o teste. Caso você faça a compra a partir da sugestão deles, o UOL receberá uma pequena remuneração pela indicação.