Topo

Como remover imagens de menores de 18 anos no resultado de busca do Google

iStock
Imagem: iStock

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

02/11/2021 04h00

O Google lançou um novo recurso de segurança que permite que menores de 18 anos solicitem a remoção de suas imagens dos resultados de pesquisa. A novidade foi anunciada originalmente em agosto, mas foi disponibilizada aos internautas em outubro.

A solicitação pode ser feita por meio da página de ajuda criada tanto pelo menor de 18 anos quanto pelos pais ou responsáveis. A pessoa só precisa fornecer as URLs das imagens que deseja remover, os termos da pesquisa que trazem essas imagens, o nome e a idade do menor que aparece nelas.

Caso o pedido seja feito pelos responsáveis, é preciso ainda informar seus respectivos dados e, se existir, o grau de parentesco.

Finalizado o processo, um email de confirmação automática será enviado, o que significa que o Google analisará a solicitação de remoção. Se a empresa necessitar, ela pedirá outras informações posteriormente.

Por fim, o Google informará a decisão tomada, se a imagem foi removida ou não.

Algumas regras

O Google informa que será possível remover qualquer imagem, "exceto em casos de interesse público ou relevantes para a imprensa".

Outro caso em que as fotos não serão excluídas é se a pessoa não for menor de idade no momento do pedido. Exemplo: caso tenha 30 anos e deseje remover uma imagem de quando tinha 15, ela não conseguirá.

Além disso, vale ressaltar que a empresa exclui as imagens que aparecem em seus resultados de busca, mas não dos sites que as hospedam. Para isso, o Google recomenda que entre em contato com o dono do site em questão para solicitar a remoção.

O Google também disponibiliza uma maneira de solicitar a remoção de alguns conteúdos prejudiciais, como imagens explícitas não consensuais, pornografia falsa, informações financeiras ou médicas e informações de doxxing (divulgação de dados privados sobre um indivíduo ou empresa, como endereço e telefone).