Topo

Meteoros Perseidas atingem pico e são avistados no interior de SP

Duas imagens distintas captaram os meteoros no interior de SP - Reprodução/Facebook Bramon via Renato C. Poltronier
Duas imagens distintas captaram os meteoros no interior de SP Imagem: Reprodução/Facebook Bramon via Renato C. Poltronier

De Tilt, em São Paulo

12/08/2021 13h55Atualizada em 13/08/2021 16h08

Dois meteoros da chuva de Perseidas foram avistados no interior de São Paulo, em Nhandeara. Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a chuva ocorre anualmente e atingiu o seu pico na madrugada de hoje. Na madrugada de amanhã (13) também será possível fazer a observação.

As chuvas acontecem no período entre julho e agosto, momento em que a Terra, por meio dos seus movimentos de translação, atravessa uma trilha de detritos do cometa 109P/Swift-Tuttle.

Segundo o vice-presidente da Bramon, Renato Cássio Poltronieri, "o avistamento deles pode ser observando o norte e nordeste após as 3h da manhã na constelação do Perceu, bem no horizonte".

Os meteoros perseidas são formados quando as pequenas partículas do cometa atravessam a atmosfera do planeta em alta velocidade e, em seu momento de pico, pode apresentar até 120 meteoros para quem está observando o fenômeno no hemisfério norte.

Entretanto, no Brasil, a observação dos meteoros já não é tão abundante, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. O fenômeno também é percebido mais longo e lento, já que atinge a atmosfera sobre o país de forma mais rasante uma vez que o ponto de onde eles parecem surgir está em uma constelação mais ao norte do céu. Para quem está no norte do país, as chances de observar os meteoros são ainda maiores.