PUBLICIDADE
Topo

Nasa busca 4 voluntários para simular vida em Marte por um ano

Interessados devem ser norte-americanos ou residentes entre 30 e 55 anos e não podem ser tabagistas - Divulgação/Nasa
Interessados devem ser norte-americanos ou residentes entre 30 e 55 anos e não podem ser tabagistas Imagem: Divulgação/Nasa

Colaboração para Tilt, em São Paulo

10/08/2021 10h30

A Nasa selecionará quatro pessoas para viver durante um ano em um simulador de Marte - portanto, sem sair do solo do planeta Terra. O projeto terá 518 metros quadrados, ainda não teve valor de remuneração revelado e é exclusivamente para norte-americanos.

Um anúncio feito pela companhia na sexta-feira (6) tem como objetivo atrair pessoas que, basicamente, não têm medo de passar por fortes tensões psicológicas, pressão e se alimentar apenas de vitaminas, vegetais e outros alimentos não perecíveis.

A experiência, que durará entre o final de 2022 e 2023, servirá para testar em pessoas comuns possíveis e prováveis situações que os astronautas irão passar quando forem, de verdade, a Marte.

"Os análogos apoiarão pesquisas para desenvolver métodos e tecnologias para prevenir e resolver problemas potenciais em futuras missões de voos espaciais humanos à Lua e Marte", explicou a Nasa.

Além dos 518 metros quadrados, o espaço do Mars Dune Alpha, no Johnson Space Center, em Houston (EUA), será ambientado de modo a ficar o mais parecido com o planeta vizinho e terá percepção 3D para os testados.

O módulo terá quatro alojamentos privados para os tripulantes, além de estações de trabalho, postos médicos e áreas de cultivo de alimentos.

"O habitat simulará os desafios de uma missão em Marte, incluindo limitações de recursos, falha de equipamento, atrasos de comunicação e outros fatores de estresse ambiental", explicou a agência.

No entanto, há algumas regras para participar do Crew Health and Performance Exploration Analog.

,As inscrições vão até 17 de setembro e exigem que os candidatos sejam norte-americanos ou residentes permanentes de 30 a 55 anos, não fumantes, e com considerável conhecimento em ciências naturais, tecnologia, engenharia e matemática.