Astrônomos encontram 'fantasmas dançantes' próximos a buracos negros

Os "fantasmas dançantes" estão localizados a cerca de um bilhão de anos-luz de distância da Terra - Reprodução/Jayanne English/EMU/Dark Energy Survey
Os 'fantasmas dançantes' estão localizados a cerca de um bilhão de anos-luz de distância da Terra Imagem: Reprodução/Jayanne English/EMU/Dark Energy Survey

Colaboração para o UOL, em Santos

10/08/2021 10h20Atualizada em 10/08/2021 13h57

Astrônomos australianos descobriram uma nuvem de elétrons flutuando no espaço, que se assemelha a dois fantasmas dançando no cosmos. Ray Norris, astrônomo e professor da Escola de Ciências da Western Sydney University, publicou um artigo na Cosmos Magazine explicando como sua equipe descobriu duas radiogaláxias com buracos negros supermassivos no centro de cada uma.

As radiogaláxias são galáxias elípticas gigantes, muito luminosas nos comprimentos de onda rádio. São galáxias ativas, isto é, com um núcleo ativo.

Assim como a Via Láctea, quase todas têm um buraco negro central, e as radiogaláxias não são exceção. À medida que o material cai em direção ao buraco negro, a matéria restante move-se em forma de espiral e toma a forma de um disco, chamado disco de acreção.

"Quando vimos os 'fantasmas dançantes' pela primeira vez, não tínhamos ideia do que eram", descreveu Norris em seu artigo. "Após semanas de trabalho, descobrimos que estávamos vendo duas galáxias 'hospedeiras', a cerca de um bilhão de anos-luz de distância. Em seus centros estão dois buracos negros supermassivos, esguichando jatos de elétrons que são curvados em formas espectrais por um vento intergaláctico".

Os "fantasmas dançantes" estão localizados a cerca de um bilhão de anos-luz de distância da Terra. Eles foram descobertos como parte do projeto EMU (Mapa Evolucionário do Universo). O objetivo do projeto é estudar e realizar um levantamento de cerca de 70 milhões de fontes de rádio em todo o Universo.

Telescópio potente para novas descobertas

Para conseguir isso, o projeto EMU está usando o novo Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP). "Este radiotelescópio permite que os astrônomos observem mais profundamente o Universo do que qualquer outro", explica Norris.

"Quando você corajosamente pode ir aonde nenhum telescópio jamais esteve, é provável que faça novas descobertas", disse o astrônomo.

Os "fantasmas dançantes" não foram a única descoberta surpreendente do projeto EMU até agora. A equipe também descobriu uma série de emissões de rádio misteriosas abrangendo um milhão de anos-luz através das galáxias.

Radiotelescópio também descobriu Círculos de Rádio Excêntricos em sua varredura - Reprodução/Jayanne English/EMU/Dark Energy Survey - Reprodução/Jayanne English/EMU/Dark Energy Survey
Radiotelescópio descobriu também alguns Círculos de Rádio Excêntricos, um fenômeno que intriga os astrônomos
Imagem: Reprodução/Jayanne English/EMU/Dark Energy Survey

Chamado de "Odd Radio Circles" (algo como Círculos de Rádio Excêntricos), o fenômeno ainda é um mistério para os pesquisadores - embora eles estejam trabalhando constantemente para descobrir suas origens, de acordo com Norris.

Em astronomia, um círculo de rádio excêntrico é um objeto astronômico inexplicável muito grande que, em comprimentos de onda de rádio, é circular e mais brilhante ao longo de suas bordas.