Topo

Astronauta faz registro inédito de descarte espacial de módulo russo da ISS

Módulo russo foi descartado no espaço  - ESA/NASA?T. Pesquet
Módulo russo foi descartado no espaço Imagem: ESA/NASA?T. Pesquet

Colaboração para o UOL

28/07/2021 12h14

O descarte de um módulo russo foi registrado por um astronauta da ISS (Estação Espacial Internacional). A peça fazia parte do posto avançado Pirs, e foi descartada na segunda-feira (26), após 20 anos em operação. O descarte aconteceu de maneira segura para que retornasse à Terra sem atingir áreas habitadas.

O registro foi feito pelo astronauta francês Thomas Pesquet, da ESA (Agência Espacial Europeia). Ele compartilhou as imagens em uma rede social e descreveu como "bastante estranha" a sensação de presenciar o descarte de uma parte da nave onde trabalha.

"Não é todo dia que você vê um pedaço da estação sendo levado embora. Inclinamos a Estação Espacial Internacional a 90 graus para ajudar na manobra", afirmou o astronauta.

O lixo espacial foi rebocado por um veículo espacial, queimando completamente ao entrar na atmosfera da Terra, evitando que qualquer pedaço caísse na superfície.

"Vimos claramente pedaços menores flutuando para longe dos fogos de artifício principais, pois a nave estava sendo destruída pelo calor do atrito atmosférico", concluiu o astronauta.

O descarte representou mais uma etapa do fim de uma era do Pirs, lançado em 2001, pela Rússia, servindo de base para astronautas da Agência Espacial Europeia.

Lixo espacial foi destruído ao entrar na atmosfera da Terra - ESA/NASA-T. Pesquet - ESA/NASA-T. Pesquet
Lixo espacial foi destruído ao entrar na atmosfera da Terra
Imagem: ESA/NASA-T. Pesquet