PUBLICIDADE
Topo

Câmeras flagram bola de fogo meteórica no céu dos EUA; veja

Câmeras flagram bola de fogo meteórica romper céu nos EUA - Reprodução/Twitter
Câmeras flagram bola de fogo meteórica romper céu nos EUA Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2021 13h11

Uma bola de fogo apareceu no céu na noite de domingo (25) e foi registrado por vários moradores do estado norte-americana do Texas. Segundo especialista, é comum cair meteoros em julho e agosto, período em que a Terra passa embaixo dos destroços de um cometa.

Muitos norte-americanos registraram a bola de fogo que cruzou céu, como foi o caso do passageiro de um carro que ligou a câmera do celular quando viu um clarão à frente.

Ryan Bennett, gerente do planetário da Universidade do Norte do Texas, confirmou que o clarão era um meteoro e disse que é pouco provável que a queda tenha acertado alguma pessoa.

"Quando ele brilhou e clareou, presumo que foi quando começou a se quebrar em pedaços. A probabilidade de atingir pessoas é muito pequena", disse ele, à Fox News.

O fenômeno pode ser explicado pela época do ano. Isso porque nos meses de julho e agosto a Terra se aproxima do campo de destroços deixado pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862.

"Conforme a Terra se move através dos campos de destroços, a gravidade começa a capturar os destroços e eles caem de volta à terra", relata o especialista.

Mais raro de diamante

O local exato em que o meteoro caiu ainda não foi confirmado —e dificilmente será—, mas Bennett acredita que já deve haver algumas pessoas procurando pelos destroços da bola de fogo.

"Muitas pessoas querem um pedaço de espaço provavelmente mais raro do que diamantes", disse ele.