Topo

Nasa cria cápsula do tempo com mensagem de famosos para futuros terráqueos

Lucy terá como missão estudar asteroides que orbitam Júpiter - Divulgação / Nasa
Lucy terá como missão estudar asteroides que orbitam Júpiter Imagem: Divulgação / Nasa

Colaboração para o UOL, em Santos

14/07/2021 12h19

Engenheiros da Nasa instalaram uma cápsula do tempo na espaçonave Lucy, no final da semana passada, com o objetivo de permitir que terráqueos possam, no futuro, recuperar e interpretar as mensagens que ela carrega.

A cápsula do tempo é uma placa que inclui mensagens de ganhadores do Prêmio Nobel, poetas laureados e músicos, entre outras personalidades, bem como uma representação da configuração do sistema solar em 16 de outubro de 2021, data prevista para o lançamento da espaçonave.

Como as sondas Pioneer e Voyager, Lucy levará uma mensagem para quem puder, no futuro, interceptar a nave. Mas, embora as sondas anteriores tenham mensagens destinadas a alienígenas, já que foram lançadas em direção ao espaço interestelar, Lucy permanecerá dentro do sistema solar.

Sua cápsula do tempo foi criada para que os futuros humanos possam recuperá-la, segundo explicou a NASA.

A placa foi instalada na Lucy no Colorado (EUA) em 9 de julho, onde a nave está passando pelos preparativos finais antes de seu lançamento em outubro.

A placa inclui citações do líder dos direitos civis Martin Luther King Jr; autores e poetas como Orhan Pamuk, Louise Glück, Amanda Gorman, Joy Harjo e Rita Dove; cientistas como Albert Einstein e Carl Sagan; e músicos, incluindo os integrantes dos Beatles e do Queen. As mensagens discutem esperança, amor, o céu, memória cultural e eternidade. Uma lista completa pode ser encontrada no site da NASA, com detalhes sobre a missão.

A missão de Lucy se concentra nos asteroides troianos, um grupo de rochas espaciais que orbitam o Sol além do anel do cinturão de asteroides, que se revezam na órbita de Júpiter ou seguem o gigante gasoso em sua própria órbita solar.

Os asteroides troianos são aqueles que compartilham uma órbita com um planeta e muitas vezes são subprodutos da formação desse planeta, mas o termo mais comumente se aplica àqueles envolvidos com Júpiter.

O planeta gasoso tem uma falange de troianos, mas Lucy (batizada com o nome do fóssil do hominídeo que recebeu o nome da música dos Beatles Lucy in the Sky with Diamonds), tem como alvo apenas sete deles para sobrevoos ao longo de 12 anos.

Os asteroides são intrigantes porque, na opinião de cientistas, eles se formaram no início do sistema solar. Assim como o fóssil Lucy ajudou os paleoantropólogos a entender a evolução humana, a esperança é que a espaçonave Lucy informe a NASA sobre a evolução do sistema solar.