Topo

Nasa mostra o que acontece quando se quebra a barreira do som; veja

Nasa compartilhou imagens nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Nasa compartilhou imagens nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

De Tilt, em São Paulo

30/06/2021 11h44

As fotos das primeiras interações de ondas de choque supersônicas em voo registradas pela Nasa ganharam destaque nas redes sociais ontem. A agência norte-americana compartilhou as imagens, captadas em 2019, por meio do Instagram e surpreendeu os seguidores.

"Quem diria que quebrar barreiras poderia parecer tão bom?", diz a publicação.

"Quando as aeronaves voam mais rápido do que a velocidade do som, as ondas de choque viajam para longe delas e são ouvidas no solo como um estrondo sônico. Com clareza excepcional, Nasa Aero capturou o fluxo dessas ondas de choque de aeronaves supersônicas em 2019 e, pela primeira vez, a interação dos choques em voo."

A agência ainda descreve que as imagens são monocromáticas, mas que ganharam composições coloridas.

"Este mesmo sistema de imagem está sendo preparado para capturar dados cruciais para validar o design de nosso avião X-59 Quiet SuperSonic Technology, que voará supersônico, mas produzirá ondas de choque dessa forma que apenas um baque silencioso pode ser ouvido", explica a publicação.

Em 2019, o avião supersônico passou nos testes de desenvolvimento iniciou a fase final de montagem. Ele deve quebrar a barreira do som, mas sem fazer o enorme barulho de seus antecessores - o mais emblemático é o Concorde. Silencioso, ele poderá voar a altitudes relativamente baixas, iniciando uma nova era da aviação comercial.