PUBLICIDADE
Topo

Vídeo com eclipse e Lua gigante viraliza em redes sociais: ele é real?

Vídeo garante que imagem da Lua gigante foi capturada no Ártico - Reprodução
Vídeo garante que imagem da Lua gigante foi capturada no Ártico Imagem: Reprodução

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

27/05/2021 18h22

Um dia após o registro de dois fenômenos astronômicos lunares - uma superlua e uma "Lua de Sangue" - um vídeo com cerca de 30 segundos tem chamado a atenção de várias pessoas nas redes sociais, em várias partes do mundo. As imagens são realmente incríveis. Mas será que são verdadeiras?

Na cena, a Lua — em um tamanho gigante — se aproxima rapidamente da Terra e encobre o Sol, provocando um eclipse solar por cerca de cinco segundos. Junto com o vídeo, uma descrição aponta que se trata de um fenômeno filmado no Ártico, "entre o Canadá e a Rússia".

Apesar de inusitadas, as imagens não capturaram um fenômeno real. O caso foi desvendado por um usuário do Twitter, que encontrou a verdadeira fonte do vídeo. Trata-se de um trabalho de animação gráfica publicado no perfil do TikTok alekset__nz antes mesmo de a superlua e Lua de Sangue terem ocorrido, nesta quarta-feira (26).

Na página dele, é possível conferir outros vídeos com animações semelhantes.

Para o astrônomo Julio Lobo, do Observatório de Campinas, é fácil comprovar que o vídeo é fake. Segundo ele, são vários os indícios, como o movimento rápido e reto da Lua e o seu tamanho e a rapidez do falso eclipse solar. "Deu até para ver o lado oculto da Lua", destacou o astrônomo.

Outra prova de que o vídeo não é verdadeiro, segundo Lobo, são os efeitos que uma aproximação como esta causaria. "Isso afetaria as marés e até mesmo o funcionamento de satélites em volta da Terra. Um caos total", explica.

Confira, abaixo, algumas imagens reais registradas no Brasil e no mundo dos fenômenos lunares registrados nesta quarta-feira (26):