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Como o 1º youtuber profissional do Brasil virou diretor de filme na Netflix

Joe Penna, o "MysteryGuitarMan", dirigindo "Passageiro Acidental" (Stoaway) para a Netflix - Jurgen Olczyk/Netflix
Joe Penna, o "MysteryGuitarMan", dirigindo "Passageiro Acidental" (Stoaway) para a Netflix Imagem: Jurgen Olczyk/Netflix

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

20/05/2021 04h00Atualizada em 20/05/2021 12h16

Óculos escuros, cabelo bagunçado e uma musiquinha chiclete de trilha sonora. Foi com essa estética que o brasileiro Jônatas de Moura Penna ficou conhecido no mundo inteiro como Joe Penna, dono do canal MysteryGuitarMan, no YouTube.

Dez anos depois do auge como youtuber —profissão que ele praticamente inaugurou ao ser o primeiro brasileiro na lista dos 10 canais mais bem pagos do YouTube no mundo—, Penna agora se identifica como cineasta. Ele é diretor de "Passageiro Acidental", filme que estreou na Netflix no fim de abril com Anna Kendrick e Toni Collette no elenco.

Em entrevista a Tilt, o português "americanizado" não o deixa esconder seus 20 anos morando nos Estados Unidos. Foi em Los Angeles, a terra de Hollywood, que ele alcançou o sucesso no YouTube e agora trilha o mesmo caminho no cinema.

"Meu primeiro filme só aconteceu porque eu estava num restaurante, chegou um cara e olhou para mim dizendo: 'eu te conheço, Joe Penna do YouTube, né?'", diz, relembrando seu encontro com o produtor de seu primeiro filme. "Tudo tem um pouco a ver com sorte."

O "sumiço" do YouTube

O canal MysteryGuitarMan foi registrado em junho de 2016 e continua ativo até hoje, com mais de 2,6 milhões de inscritos. Parece pouco perto dos 43 milhões de um Whindersson Nunes, por exemplo, mas em 2010, quando ganhar dinheiro com vídeos na internet era novidade, Penna virou celebridade.

Faturando o suficiente até para comprar um apartamento, o brasileiro, então com 22 anos, transformou o canal no YouTube em profissão e virou notícia nos EUA. Foi entrevistado pelo "Fantástico", da TV Globo, onde acabou ganhando um quadro só seu para exibir suas montagens e animações em TV aberta.

"Naquela entrevista para o 'Fantástico', me perguntaram o que eu queria fazer quando tivesse 50 anos de idade. Eu falei: 'sei lá, cara'. No YouTube, você pode estar bombando em um dia, e três dias depois o pessoal te esquece", conta Penna. "Eu continuei no YouTube até que, infelizmente, chegou esse dia."

Em dezembro de 2012, o YouTube lançou uma reformulação completa de sua página inicial e também do seu algoritmo de recomendação. A partir dali, era preciso mais do que views. Os vídeos precisavam engajar e, principalmente, ser longos o bastante para manter o público entretido e as propagandas visíveis por mais tempo.

"Ficou difícil para mim. O gamer, o vlogueiro, eles podem fazer vídeos de 10, 20, 30 minutos. Mas eu, fazendo animação, música... não dava", relembra Penna. Ele diz que, em 24 horas, sua média de visualizações diárias caiu 60%. Foi quando também caiu a ficha de que era hora de seguir adiante.

Penna continuou postando no YouTube, mas também passou a trabalhar em outras frentes. Usou a fama a seu favor e dirigiu clipes musicais, incluindo um para o DJ sueco Avicii, e comerciais para marcas como McDonald's e Coca-Cola. A frequência com que novos vídeos apareciam em seu canal foi diminuindo. E de youtuber ele virou cineasta.

Na calçada da fama

Após dois curtas elogiados pela crítica —"Instant Getaway" e "Turning Point"—, Penna ganhou a chance de dirigir seu primeiro longa, "Arctic", com o premiado ator dinamarquês Mads Mikkelsen no papel principal. O longa estreou sob aplausos no festival de cinema de Cannes, na França, em 2018.

"Passageiro Acidental", o segundo filme de Penna, já estava finalizado quando foi comprado pela Netflix em 2020. Diante da pandemia, o brasileiro e seus produtores decidiram que era melhor soltar o filme diretamente no streaming do que esperar a reabertura das salas de cinema.

Ainda que seja fã da experiência de ver um filme na telona, Penna diz que, como diretor, não vê muita diferença entre lançar um filme no cinema ou na internet. "Talvez tivesse usado uma câmera que filma em 4K, ou mudado alguma coisa na mixagem de som [se soubesse que o filme iria direto para o streaming]. Mas são só coisas técnicas."

Saudade do Brasil

O sentimento de isolamento é uma constante nos filmes do brasileiro. O curta "Turning Point" é sobre uma pesquisadora abandonada à própria sorte com um vírus mortal no ar. "Arctic" é sobre o sobrevivente de um acidente aéreo perdido no deserto polar. "Passageiro Acidental" conta a história de um grupo de astronautas vagando pelo espaço a caminho de Marte.

Embora seja partilhado por muita gente que resguardou-se em casa durante a pandemia, o sentimento de isolamento acompanha Penna desde os 13 anos, quando saiu de sua casa na zona leste de São Paulo para morar nos EUA.

"Tentei me assimilar aos americanos o máximo possível, mas mesmo assim me sentia muito isolado. Ninguém entendia a língua que eu tentava falar. O nosso jeitinho brasileiro às vezes era estranho para as crianças", diz Penna.

Hoje afastado da profissão youtuber —o último vídeo original do seu canal foi um remake de seu maior hit, "Guitar: Impossible", disfarçado de propaganda da Listerine, postado há três anos—, Penna ainda acessa o YouTube com frequência, agora como espectador, tentando manter-se conectado às suas raízes.

"Antes eu seguia todo mundo que estava bombando para saber o que eles estavam fazendo. Agora só sigo quem me interessa, canais sobre filmes, aulas de tênis, notícias sobre o Brasil... E também fico de olho em quem são os novos músicos, os novos funks. É um jeito de sentir que ainda tem um pouquinho de Brasil no meu coração."