PUBLICIDADE
Topo

Agora dá para ver atletas famosos em ação com recurso 3D da busca do Google

Jogadora de futebol Megan Rapinoe e tenista Naomi Osaka em 3D na busca do Google - Reprodução
Jogadora de futebol Megan Rapinoe e tenista Naomi Osaka em 3D na busca do Google Imagem: Reprodução

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

20/05/2021 10h00

Depois dos bichos, agora é a vez dos atletas mundialmente famosos ganharem versões 3D para serem virtualmente projetadas no ambiente onde você está. Por enquanto, apenas algumas estrelas do esporte estão disponíveis: a tenista japonesa Naomi Osaka, as americanas Megan Rapinoe, do futebol, e Simone Biles, da ginástica artística, e o nadador Caeleb Dressel, também dos EUA. Representando o Brasil, por enquanto, temos a skatista Letícia Bufoni.

Assim, quando você usar o celular para buscar o nome desses atletas no Google, além de informações sobre carreira e conquistas, vai aparecer uma animação 3D dele em ação. Basta clicar na opção "ver em 3D". Isso vale no app do Google para iOS ou Android.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (18) durante o evento Google I/O 2021, a conferência de programadores da empresa. A lista inicial de atletas é curta —os modelos 3D são todos animados e devem consumir tempo e recursos.

Ao digitar o nome da tenista, por exemplo, é possível vê-la fazendo diferentes golpes com a raquete, incluindo seu famoso saque de 200 km/h.

No caso de Rapinoe, eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo em 2019, a versão 3D cobra falta, faz embaixadinhas e aplica alguns dribles.

Já Biles realiza uma série de saltos, incluindo o famoso "triplo-duplo", além de manobras sobre a trave de equilíbrio, finalizando com aterrissagem no chão.

A animação de Dressel dá uma bela largada para a corrida e nada estilo borboleta.

Por fim, a skatista brasileira é vista realizando truques como o boardslide e o kickflip 360º, além de subir e descer uma rampa.

Todas essas práticas esportivas em 3D podem ser transportadas para sua casa (ou o ambiente onde estiver). Funciona da mesma forma que as outras buscas de realidade aumentada do Google: aponte a câmera do celular para onde quer transportar as animações. Para fazer isso, porém, é preciso dar ao Google acesso à sua câmera.

Há potencial para que muitos outros atletas sejam adicionados, ainda mais em ano de Olimpíadas, mas, por enquanto, o Google não confirmou planos ou prazos para que isso seja feito.

Outras buscas

Antes, o Google havia incluído vários animais no app do buscador. Desde 2019, dá para ver em 3D bichos como tigres, girafas, hamsters, hipopótamos, entre outros. A última atualização da lista foi feita no final do ano passado e trouxe diversas raças de cachorro, como beagle, bulldog e pastor-alemão.

O recurso está disponível para smartphones Android 7.0 ou superior, que tenham o ARCore, um sistema do Google para realidade aumentada.

No sistema móvel da Apple, os animais 3D podem ser vistos em aparelhos com iOS 11 ou superior.