PUBLICIDADE
Topo

Estes robôs dançam tão bem que poderiam fazer par com Carlinhos de Jesus

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

30/12/2020 10h28Atualizada em 01/01/2021 11h02

Você gosta de dançar, mas nunca consegue arrumar um par que consiga seguir seus passos? Pois saiba que a empresa Boston Dynamics pode ter encontrado a solução. Um vídeo da fabricante americana mostra vários robôs dançando melhor do que você ao som da canção "Do You Love Me", do grupo The Contours.

"Toda a nossa equipe se reuniu para comemorar o início do que esperamos que seja um ano mais feliz. Feliz Ano Novo de todos nós da Boston Dynamics", diz a postagem da empresa.

O vídeo, de cerca de três minutos, começa com os passos do robô Atlas. É um humanoide com aproximadamente 75 quilos, capaz de realizar atividades como corrida, ginástica, cambalhotas, parkour e, agora, também dançar um twist. Imagine o coreógrafo Carlinhos de Jesus em uma gafieira com um desses?

Na sequência, participa da apresentação de dança o cão-robô Spot, que já chegou a ser testado pela Polícia Estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos. A versão robótica do melhor amigo do homem pesa 27 quilos e pode operar por até 90 minutos, segundo a Boston Dynamics.

Completa o conjunto o robô Handle, de 1,98 metro de altura, com rodas no lugar dos pés e suportes de borrachas no lugar das mãos, que permitem a ele carregar objetos como caixas. Além disso, o Handle é capaz de descer escadas, andar pela neve, dar um pulo de até 1,20 metro de altura e "correr" a uma velocidade de 45 km/h.

O vídeo divulgado pela empresa vai ficando cada vez mais impressionante, conforme os robôs começam a mostrar as habilidades na dança, além da sincronia de movimentos. A apresentação chamou até a atenção do bilionário da tecnologia Elon Musk, que chegou a postar o vídeo em seu Twitter destacando não se tratar de CGI (imagens geradas por computador, na sigla em inglês).

Investimento da Hyundai

A montadora Hyundai anunciou neste mês que comprará uma participação de 80% na Boston Dynamics. A empresa é propriedade do grupo japonês SoftBank Group, que ainda manterá 20%. O negócio é uma tentativa de expandir a automação de suas fábricas e desenvolver carros autônomos, drones e robôs.

O novo presidente da Hyundai, Euisun Chung, prometeu reduzir a dependência da fabricação tradicional de carros, dizendo que a robótica seria responsável por 20% dos negócios futuros da empresa, com a fabricação de carros ocupando 50%, seguida pela mobilidade aérea urbana com 30%.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a canção "Do You Love Me?" é do grupo The Contours, e não The Counters. O texto foi corrigido.