Topo

Harry Potter? Pesquisa sul-coreana chega perto da capa da invisibilidade

A capa da invisibilidade já foi tema de diversos filmes e livros, entre eles, a saga Harry Potter - Reprodução
A capa da invisibilidade já foi tema de diversos filmes e livros, entre eles, a saga Harry Potter Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

12/12/2020 14h29

Já faz um tempo que a ciência está atrás de um antigo sonho nosso que parece magia ou coisa de filme: a invisibilidade. Agora segundo um novo artigo científico na revista Advanced Functional Materials, pesquisadores da Coreia do Sul estão desenvolvendo uma "capa" artificial que permitiria a soldados se integrarem perfeitamente ao ambiente.

O invento seria capaz não só de enganar câmeras comuns, mas também as de visão noturna com infravermelho. O truque neste último caso estaria em resfriar ou aquecer sua superfície dependendo do ambiente ao seu redor, para confundir as câmeras de visão térmica.

Para as câmeras convencionais, a "capa" é revestida com uma espécie de combinação de "pixels" com cristais líquidos termocrômicos, que permitem que eles mudem de cor individualmente.

Nos experimentos, um pedaço do material preso às costas de uma mão ficou azul, por exemplo, quando a mão foi colocada em uma superfície azul. Ele ainda não é capaz de reconhecer as cores ao redor do usuário; é preciso inserir manualmente essas cores.

A equipe pensa em integrar uma "microcâmera" ao lado da capa para que ela ganhe autonomia nessa função, segundo Seung Hwan Ko, pesquisador da Universidade Nacional de Seul e líder da equipe, disse ao site Defense One. Outra ideia é permitir que o invento funcione em temperaturas extremas.

Mas Harry Potter nem foi a inspiração do pessoal para a capa. Seung diz que a obra foi inspirada nas "intrigantes propriedades de camuflagem de cefalópodes" como lulas e polvos. De qualquer forma, ainda há trabalho a fazer para o produto chegar à perfeição da capinha mágica do bruxo mirim.