Topo

O que será? Nasa vai anunciar novidades sobre a Lua em audiência online

Reprodução/NASA
Imagem: Reprodução/NASA

Renata Baptista

De Tilt, no Recife

26/10/2020 04h00Atualizada em 26/10/2020 13h19

A Nasa vai promover uma conferência nesta segunda-feira (26), às 13h, para anunciar novidades "empolgantes" sobre a Lua. O áudio do comunicado será transmitido online pelo site da agência espacial, neste link.

Apesar de não adiantar detalhes, a Nasa destaca que a nova descoberta, obtida através de estudos do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês), "contribui para seus esforços em aprender a respeito da Lua e apoiar a exploração do espaço profundo".

A agência destacou ainda que, sob o programa Artemis, a agência enviará a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar em 2024 para se preparar para o próximo salto: a exploração humana de Marte já em 2030.

O Sofia é um observatório com um telescópio de nove pés (2,74 metros) montado em um avião Boeing 747, que voa alto na atmosfera, permitindo a obtenção de uma visão mais ampla do sistema solar e do universo. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre Nasa e o Centro Aeroespacial Alemão. Por ultrapassar 99% do vapor d'água na atmosfera, o que normalmente obscurece a visão do espaço, o observatório voador é capaz de "captar fenômenos impossíveis de ver com a luz visível", segundo a Nasa.

O evento desta segunda-feira contará com a presença de Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração da Diretoria de Exploração Humana e Missão de Operações na Sede da Nasa, além de Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da agência; Casey Honniball, pós-doutorado no Goddard Space Flight Center; e Naseem Rangwala, cientista do projeto para a missão Sofia.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a conferência da Nasa será nesta segunda-feira (26), às 13h, e não às 14h. O texto foi corrigido.