PUBLICIDADE
Topo

Seria o rosto de Jesus? Fotógrafo usa IA para criar imagens hiper-realistas

Rostos de George Washington e Jesus Cristo moldados por IA usada pelo fotógrafo Bas Uterwijk  - Divulgação/Bas Uterwijk
Rostos de George Washington e Jesus Cristo moldados por IA usada pelo fotógrafo Bas Uterwijk Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

21/07/2020 11h04

Você já pensou como seria o rosto da Estátua da Liberdade, localizada em Nova York (EUA), se em vez de uma escultura ela fosse uma mulher de verdade? Ou ainda como seria o rosto de Jesus Cristo? Foram esses e outros questionamentos que fizeram o fotógrafo holandês Bas Uterwijk enveredar pelo mundo da inteligência artificial.

Atuando como fotógrafo há 14 anos e com formação em computação gráfica, animação 3D e efeitos especiais, Uterwijk cria obras hiper-realistas utilizando um software chamado Artbreeder. O aplicativo usa inteligência artificial e redes neurais para criar imagens combinando o que se sabe sobre rostos reais e a maneira como a luz se comporta na fotografia.

Billy The Kid - Divulgação/Bas Uterwijk - Divulgação/Bas Uterwijk
Billy The Kid, pistoleiro e ladrão de gado e cavalos norte-americano. A imagem da esquerda é a original, a da direita, feita com inteligência artificial
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk

"Um amigo que trabalha com arte conceitual me enviou o software há cerca de um ano e imediatamente comecei a utilizar. Uso principalmente o Artbreeder, mas também uso algum Photoshop quando a inteligência artificial fica aquém do esperado", explicou Bas Uterwijk a Tilt.

Dando "vida" a estátuas

Estátua da Liberdade - Divulgação/Bas Uterwijk - Divulgação/Bas Uterwijk
Estátua da Liberdade
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk

O artista compartilhou as imagens obtidas a partir de seu trabalho em sua página no Instagram. De acordo com ele, uma das maiores dificuldades em transformar as obras em fotos hiper-realistas é quando a própria obra não possui uma expressão tão real, como é o caso da Estátua da Liberdade.

"Às vezes acaba sendo muito difícil porque a obra não é tão realista, então tenho que encontrar algo entre o real e a obra apresentada. Na Estátua da Liberdade, por exemplo, eu procuro não apenas transformá-la em uma mulher, mas manter o carisma apresentado pela obra", diz.

Além de trabalhar em cima de obras já existentes, Bas também criou imagens conceituais de pessoas que fazem parte da história, como Jesus Cristo. Para isso ele envia uma série de dados ao aplicativo, além de usar um pouco da imaginação.

"Envio para o aplicativo diversas obras já conhecidas, como o Jesus Cristo de Leonardo da Vinci, mas também preciso usar aquilo que imagino de Jesus Cristo. A partir do resultado em cima das obras, coloco um pouco do que já conhecemos das características de quem vive na Palestina judia, cortei um pouco os cabelos. No final, ficou um rosto próximo do que eu imaginava", explica.

Davi, de Michelangelo - Divulgação/Bas Uterwijk - Divulgação/Bas Uterwijk
Davi, uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk

Confira mais obras de Bas Uterwijk

Vincent Van Gogh - Divulgação/Bas Uterwijk - Divulgação/Bas Uterwijk
Vincent Van Gogh, pintor holandês
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk
Napoleão Bonaparte - Divulgação/Bas Uterwijk  - Divulgação/Bas Uterwijk
Napoleão Bonaparte, político e militar francês
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk
George Washington - Divulgação/Bas Uterwijk - Divulgação/Bas Uterwijk
George Washington, primeiro presidente dos EUA
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk

Rainha Elizabeth 1ª - Divulgação/Bas Uterwijk - Divulgação/Bas Uterwijk
Rainha Elizabeth 1ª, que foi a Rainha da Inglaterra e Irlanda de 1558 até sua morte
Imagem: Divulgação/Bas Uterwijk