PUBLICIDADE
Topo

Veja como Lady Gaga filmou seu novo clipe com iPhone 11 Pro

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

29/02/2020 10h40

Sem tempo, irmão

  • Novo clipe de Lady Gaga foi gravado com iPhone 11 Pro no lugar de câmeras tradicionais
  • Aparelhos profissionais como steadicam, estabilizadores e drones também foram usados
  • Três lentes do iPhone foram usadas, com destaque para grande-angular e tele-objetiva
  • Este não foi o primeiro clipe gravado inteiramente com um iPhone

Memes à parte, o retorno de Lady Gaga ao mundo da música pop com o clipe de "Stupid Love" pode também ajudar a ampliar uma tendência na indústria audiovisual. Isto porque o vídeo foi filmado com apenas com iPhone 11 Pro e alguns equipamentos auxiliares, como estabilizadores e drones.

A informação foi revelada pela própria Apple, pela cantora e pelo diretor do clipe, Daniel Askill. "As câmeras são muito incríveis nesses novos telefones. Foi uma experiência fantástica trabalhar com esses equipamentos de novas maneiras", afirmou o cineasta em um vídeo de bastidores divulgado pela empresa de Cupertino.

Para as gravações, pelo menos três iPhones foram colocados em um estabilizador de câmera chamado steadicam —espécie de exoesqueleto utilizado por cinegrafistas— e outro em um drone profissional.

"Decidimos utilizar esses equipamentos como se estivéssemos utilizando câmeras grandes. Acredito que o resultado foi surpreendente para todo mundo", completou o diretor.

Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

Além dos equipamentos profissionais para filmagem, a equipe de Askill utilizou o aplicativo Filmic Pro durante as gravações. Com custo de R$ 54,90 na App Store brasileira, o aplicativo permite uma captação de imagens com personalização semelhante a de câmeras profissionais.

Com ele, é possível fazer o balanceamento de cores, ajustar o foco e a exposição, escolher o formato do vídeo, ajustar a sombra e o realce, além de escolher a quantidade de frames capturados por segundo, dentre inúmeras opções. De acordo com a Apple, outros softwares profissionais de edição também foram usados na fase de finalização do clipe.

Em uma entrevista à imprensa americana, Askill revelou ainda que as três lentes do iPhone 11 Pro foram utilizadas nas filmagens, com destaque para a grande-angular e a teleobjetiva.

"Filmamos quase todas as cenas com qualidade 4K. Além disso, um dos celulares estava filmando a 24 fps (frames por segundo), enquanto outro embaixo filmava ao mesmo tempo a 48 fps, para dar uma sensação de slow-motion. Não seria possível fazermos isso se estivéssemos usando apenas uma câmera normal", explicou.

Esta não é a primeira vez que iPhones são utilizados durante as filmagens de um clipe. Em outubro de 2019, Selena Gomez divulgou que o vídeo da música "Lose You To Love Me" também havia sido filmado apenas com iPhone 11 Pro.

Antes da popstar, artistas como FKA Twigs e Florence and the Machine também experimentaram a qualidade do celular da Apple com transmissão ao vivo de shows usando o iPhone XS.

Mas é a melhor câmera mesmo?

A gravação de clipes com iPhones faz parte da estratégia de marketing da Apple para mostrar a qualidade das lentes que estão disponíveis em seus celulares. No entanto, isto reacende a polêmica sobre qual marca possui a melhor câmera disponível no mercado.

Disputando o título, estão o iPhone 11 Pro Max, Huawei P30 Pro e Galaxy S20 Ultra. Enquanto o celular da Apple faz fotos com cores mais próximas da realidade, sem um pós-processamento exagerado, o P30 faz selfies com melhor definição e mais claridades em situação de baixa luminosidade. Já a recém-lançada linha S20 da Samsung promete zoom de 100x e gravação de vídeos em 8k.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS