Topo

Tesoura e faca: aeroporto faz árvore de Natal só com itens vetados em avião

Aeroporto de Vilnius, na Lituânia, cria árvore de Natal só com itens barrados em avião e confiscados de passageiros - Divulgação/Aeroporto de Vilnius
Aeroporto de Vilnius, na Lituânia, cria árvore de Natal só com itens barrados em avião e confiscados de passageiros Imagem: Divulgação/Aeroporto de Vilnius

De Tilt, em São Paulo

10/12/2019 10h59Atualizada em 11/12/2019 14h51

Sem tempo, irmão

  • Aeroporto de Vilnius, na Lituânia, criou uma árvore de Natal diferentona
  • Ela é feita só com itens proibidos de embarcar no avião e que foram confiscados
  • Há tesouras, facas, estiletes, canivetes, espátulas e isqueiros

Você já deve ter passado por uma situação destas: está na fila para o embarque no aeroporto e tem de descartar algo proibido de levar na cabine. A lista é grande e inclui desde tesouras e outros objetos pontiagudos a isqueiros e recipientes com líquidos.

O principal aeroporto da Lituânia cansou de avisar. O terminal de Vilnius, a capital lituana, aproveitou a chegada das festas de fim de ano e bolou um jeito bastante incomum para ensinar de uma vez por todas quais itens os passageiros não podem levar na bagagem de mão: construiu uma árvore de Natal feita apenas com objetos descartados pelos desavisados de plantão.

arvore de natal - Divulgação/Aeroporto de Vilnius - Divulgação/Aeroporto de Vilnius
Árvore de Natal com itens barrados em avião e confiscados de passageiros tem muitas tesouras, facas e até cápsulas de arma de fogo
Imagem: Divulgação/Aeroporto de Vilnius

Diversas tesouras, canivetes, abridores de garrafa, canivetes, canivetes, facas, espátulas, isqueiros e até algumas cápsulas de armas de fogo. Uma das árvores de Natal que enfeita os saguões tem tudo isso.

Se você quer evitar ter algum item apreendido ou, pior, vê-lo ser exposto na curiosa árvore da vergonha, caso esteja de passagem pela Lituânia, é bom não incluir estes itens na bagagem de mão:

  • armas em geral (pistolas, revólveres, arcos para flechas e até estilingues; réplicas de brinquedo também estão vetadas)
  • dispositivos para atordoamento (sprays de pimenta, gás lacrimogêneo, pistolas ou bastões de atordoamento)
  • objetos pontiagudos (machados, picadores de gelo, navalhas, lâmias de barbear, flechas, espadas, tesouras, facas etc)
  • ferramentas (martelos, furadeiras, serras, maçaricos, pistolas de grampear, etc)
  • instrumentos contundentes (tacos de golfe, cassetetes, remos, patinetes, varas de pescar, etc)

arvore de natal2 - Divulgação/Aeroporto de Vilnius - Divulgação/Aeroporto de Vilnius
No topo da árvore de Natal com itens barrados em avião e confiscados de passageiros, a estrela é feita de espátulas
Imagem: Divulgação/Aeroporto de Vilnius

Alguns itens, de tão perigosos, não poder ser sequer despachados. Isso quer dizer que não podem ser levados no avião. A lista inclui objetos com grande potencial de destruição de colocar passageiros e tripulantes em risco. Veja abaixo:

  • explosivos (munições, detonadores, espoletas, granadas, minas, fogos de artifício, cartuchos, pólvora, etc)
  • líquidos inflamáveis (gasolina, diesel, metanol, petróleo, álcool, etc)
  • sólidos inflamáveis e substâncias reativas (magnésio, filmes de celuloide, enxofre, carvão, fósforos e isqueiros de modo geral)
  • oxidantes e peróxidos orgânicos (Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, tais como alvejante, kits de reparação de carrocerias, adubos e cloretos)
  • substâncias tóxicas e infecciosas (dispositivos incapacitantes, raticidas, venenos, amostras para diagnóstico, vacinas, inseticidas, herbicidas, pesticidas, arsênio, sangue infeccionado, bactérias e vírus)
  • material radioativo (produtos farmacêuticos com isótopos radioativos)
  • corrosivos (ácidos, alcalinos, aparelhos com mercúrio, acumuladores elétricos, baterias de carro e aparelhos a bateria)