Topo

Sonda chinesa envia foto de material parecido com "gel" encontrado na Lua

Imagem registrada pela sonda espacial chinesa Yutu 2 revela material encontrado na superfície da Lua - CNSA/CLEP
Imagem registrada pela sonda espacial chinesa Yutu 2 revela material encontrado na superfície da Lua Imagem: CNSA/CLEP

De Tilt, em São Paulo

25/10/2019 13h02

O Programa de Exploração Lunar da China divulgou uma foto do veículo espacial Yutu 2, que revela a provável natureza de um material não identificado anteriormente, com consistência semelhante à de um gel. As informações são do site Space.com.

Integrante da missão Chang'e 4, que em janeiro completou o primeiro pouso considerado suave do lado oculto da lua, a sonda fez a descoberta em julho.

A foto tirada pela câmera principal do Yutu 2 mostra o centro de uma cratera que contém material de cor diferente do seu entorno, com pontos brilhantes. A imagem foi divulgada pela Our Space, uma publicação de divulgação científica em língua chinesa, por meio de sua conta na rede social Weibo em 8 de outubro.

Clive Neal, cientista lunar da Universidade de Notre Dame, nos EUA, disse ao Space.com que a nova imagem reforça a sugestão anterior de que o material é amplamente semelhante em natureza a uma amostra de vidro de impacto encontrado durante a missão Apollo 17, em 1972.

De acordo com o site, a amostra 70019, coletada pelo astronauta e geólogo Harrison "Jack" Schmitt, é feita de fragmentos escuros e quebrados de minerais cimentados juntos e vidro preto brilhante. O vidro fundido por impacto pode ser criado ou modificado através de impactos meteorológicos de alta velocidade em uma superfície planetária.

Dan Moriarty, bolsista do programa de pós-doutorado da NASA no Goddard Space Flight Center (EUA), analisou e processou a imagem, buscando pistas sobre sua natureza precisa. Embora essa imagem compactada não possua muitas informações úteis que uma imagem não processada conteria, Moriarty disse que poderia obter informações ao ajustar os parâmetros.

"A forma dos fragmentos parece bastante semelhante a outros materiais na área. O que isso nos diz é que esse material tem uma história semelhante ao material ao redor", disse Moriarty. "Foi quebrado e fraturado por impactos na superfície lunar, assim como o solo circundante".

A imagem também dá uma ideia da origem da substância. Moriarty disse ao site que o material pode ter sido escavado pelo impacto que forma a cratera ou pode ser uma brecha, contendo crosta das terras altas, vidro, material impactante e basaltos dos "mares" vulcânicos. "Mas definitivamente estamos olhando para uma rocha", concluiu Moriarty.

Astronomia