Topo

De foto de estrela a fone tradutor: as 5 melhores novidades do Google

A nova família de produtos do Google, do celular ao roteador - Divulgação
A nova família de produtos do Google, do celular ao roteador Imagem: Divulgação

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

15/10/2019 15h54

O Google reservou esta terça-feira (15) como o dia para revelar, em Nova York, seu novo catálogo de produtos. Mais conhecida pelos seus serviços online, a empresa tem se infiltrado aos poucos nas prateleiras de lojas com eletrônicos repletos de tecnologia, sendo que o Google Assistente tem se tornado cada vez mais a peça-chave nesse ecossistema.

No evento, a empresa apresentou o smartphone Pixel 4, o alto-falante inteligente Nest Mini (que chegará no Brasil!), os fones Pixel Buds, o notebook compacto Pixelbook Go e o roteador Nest Wi-Fi, além de uma renovação do serviço Nest Aware e a data de lançamento do Stadia, a plataforma de streaming de jogos do Google. Por aqui nós vamos destacar as cinco novidades dos produtos que mais nos impressionaram.

Astrofotografia

Você ficou impressionado com as fotos da Lua que as pessoas tiram com o P30 Pro? Pois o Pixel 4 promete fazer mais do que isso. Famosos pelas câmeras potentes, os celulares do Google lançados no ano passado se destacaram pelo seu modo noturno. Esta nova geração foi além.

O celular ganhou o recurso de astrofotografia, com fotos que registram estrelas e outros detalhes do céu noturno. No processo, o celular tira nove fotos de uma vez, que são combinadas para gerar uma imagem bem detalhada.

Tradução simultânea nos ouvidos

A primeira geração dos Pixel Buds, os fones de ouvido do Google, chegou em 2017 e tinha um recurso de tradução —que não funcionava tão bem. Em janeiro desse ano, o Google Assistente recebeu uma função de intérprete, que faz uma tradução simultânea entre línguas diferentes.

Com a segunda geração dos Pixel Buds, a empresa colocará no mercado fones de ouvido sem fio, equipados com o Google Assistente que prometem realizar a tradução simultânea direto nos seus ouvidos. Os fones chegam só em 2020, mas se essa função cumprir o que promete, os acessórios poderão até quebrar barreiras linguísticas.

Gravador de som com transcrição

Talvez seja o jornalista se maravilhando com uma ferramenta que poupe o tempo de transcrever entrevistas gravadas anteriormente, mas o novo gravador do Pixel 4 pareceu mágico e ótimo para produtividade. Além de apenas gravar áudios que vira e mexe acabam sem nomes e nenhuma marcação de momentos importantes, ele transforma tudo em texto.

Desta maneira, se você participou de uma reunião gravada com o celular, você pode resgatar aquele momento mais importante sem ter que ouvir tudo de novo. Outro cenário é gravar o áudio de uma aula em que você tem dificuldade e poder encontrar rapidamente o momento em que o professor explica aquela teoria complicada. Como faz para ter esse recurso no meu celular?

Balanceamento do branco nas fotos

A câmera foi, naturalmente, o recurso que recebeu mais atenção durante a apresentação do Pixel 4. Além do modo noturno com astrofotografia, o Google destacou o Live HDR+, um modo retrato melhorado e o balanceamento da cor branca nas fotos. Este último foi o que mais se destacou.

Com uso de aprendizado de máquina, a câmera do Pixel 4 saberá interpretar as cores reais de cada objeto de um ambiente. Não entendeu? Bem, se você está em um lugar com uma luz amarela, na hora de tirar uma foto esse amarelo terá impacto nos outros elementos do cenário. O novo celular do Google limpará esse ruído e, se as demonstrações no palco são referência, tirará lindas fotos.

Ajuste automático de volume no fone

Os Pixel Buds receberam bastante destaque durante a apresentação, com explicações detalhadas sobre seu design e recursos. Além da possibilidade de entender qualquer idioma, a que mais agradou foi a capacidade de equilibrar o volume das mídias de forma automática, de acordo com o som do ambiente em que você estiver.

Isso é um grande problema para quem anda de transporte público. Dentro de casa, o volume é um. Na rua, outro. Dentro do metrô, muda de novo. Interpretando todo esse barulho externo, os Pixel Buds prometem manter a música num volume constante nos seus ouvidos. Como bônus, os fones ainda são projetados para isolar a barulheira, mas sem que você fique desconectado com o que está ocorrendo ao seu redor.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

5 coisas que você precisa saber sobre