Topo

#ficadica


Descubra quanto tempo você passa nas redes sociais e se permita uma pausa

Em um ano, eu teria perdido uma média de 18 dias apenas no WhatsApp - Getty Images
Em um ano, eu teria perdido uma média de 18 dias apenas no WhatsApp Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

25/08/2019 15h53

Você tem ideia de quanto tempo passa em frente à tela do seu celular? WhatsApp, redes sociais, internet, email, joguinhos. Muita gente prefere nem pensar sobre isso, mas a dica de hoje é para quem anda querendo mudar hábitos e ter mais consciência de como gasta o seu tempo. E o próprio smartphone vai ajudar nessa missão.

Abri o meu celular agora e só o WhatsApp foi responsável por 9h do meu tempo nos últimos sete dias. Fazendo uma conta boba, eu teria somado 36h de uso ao longo de quatro semanas.

Dentro de um mês, eu teria ficado 1 dia e meio só com o serviço de mensagem aberto. Em um ano, eu teria gasto uma média de 18 dias só com um único aplicativo.

Tudo bem. O WhatsApp muitas vezes é importante para o trabalho e para resolver problemas. Mas o número é chocante de qualquer forma.

Nos mesmos sete dias, o Instagram ocupou 3h e o Facebook 1h40 do meu tempo. Tenho até medo de fazer essas contas e somar com o uso do "Zap" ao longo de um ano.

No iPhone

Quem usa os celulares da Apple pode acessar facilmente essas informações na parte das configurações. O recurso é relativamente novo e chegou

  • Abra os "Ajustes" e procure o item "Tempo de uso"

Agora você conseguira ver detalhadamente quanto tempo passou nas redes sociais, lendo coisas no aparelho, mexendo em aplicativos.

O legal é que ele faz comparações semanais. Assim, você consegue avaliar se está usando mais ou menos o celular.

Outro recurso interessante é a capacidade de limitar o tempo que você vai passar no celular. Você pode limitar o seu acesso a jogos, redes sociais.

No Android

O Android possui o aplicativo "Bem-estar digital" (Digital Wellbeing) para centralizar todas as informações de uso do celular. Ele funciona bem parecido com os recursos do iPhone. Mas, infelizmente, ele ainda é restrito ao Pixel, smartphone do Google, e outros poucos modelos.

Caso o seu aparelho não seja compatível, é possível encontrar outros aplicativos que fazem o mesmo papel como: ActionDash, QualityTime, RescueTime, StayFree.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

#ficadica