Topo

Estão desviando suas ligações do celular? Códigos ajudam a descobrir

O redirecionamento de ligações e mensagens pode ser usado de forma maliciosa - iStock/Getty Images
O redirecionamento de ligações e mensagens pode ser usado de forma maliciosa Imagem: iStock/Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/03/2019 04h00Atualizada em 08/04/2019 10h57

Resumo da notícia

  • Pessoas mal intencionadas podem desviar suas ligações para te monitorar
  • Existem códigos que você digita no celular para detectar direcionamento
  • E também para desativar o recurso, caso você não tenha acionado

É possível configurar seu celular para encaminhar chamadas telefônicas para outros números. Essa função, que era mais usada em telefones fixos, existe em aparelhos Android e no iPhone e pode ser bem útil.

Imagine que você precise usar temporariamente um celular com um novo número, seja porque o original está no conserto, você está em alguma viagem ou teve o aparelho roubado. Em vez de avisar a toda sua lista de contatos, ativar o desvio faria com que as ligações feitas para o número original fossem desviadas para o novo celular automaticamente.

Mas, da mesma forma que a função é útil, ela pode ser perigosa se utilizada por pessoas com más intenções --por exemplo, pessoas que acham que podem monitorar a vida de outras impunemente e acionam o recurso, por exemplo, no celular de alguém próximo, num momento de descuido.

Desviar as ligações recebidas significa saber quem te liga ou te manda torpedos. Em casos mais sérios, a pessoa poderia se passar por você e ouvir informações sensíveis.

Truque

Descobrir se você está sendo ou não monitorado é uma tarefa simples e rápida. E a melhor parte é que você não precisará de nenhum app ou equipamento especial. Basta digitar alguns códigos na tela de discagem do seu celular.

Ao utilizá-los --eles funcionam tanto em aparelhos Android quanto iOS--, você poderá checar se o seu aparelho está com o encaminhamento ativado e, em caso positivo, desativar essa função totalmente.

O primeiro passo para isso é entrar na tela de discagem do seu celular. Feito isso, o primeiro código que você irá digitar é *#21#.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois, aperte o botão de discagem. Após alguns segundos, aparecerá a seguinte janela de informações.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Nela, é possível ver se há algum tipo de encaminhamento das comunicações do seu aparelho. O ideal é que todas as funções listadas estejam sem encaminhamento configurado - a não ser, claro, que você tenha sido responsável por configurar a função.

O próximo código a ser utilizado é o *#62#. Para utilizá-lo, basta repetir como feito com o código anterior.

Reprodução
Imagem: Reprodução

O que esse código faz é mostrar para qual número as chamadas foram desviadas. Mas fique tranquilo: é normal que exista ao menos um número listado. Ele se refere às vezes que o celular estava fora de área e recebeu uma ligação --ela foi desviada para a operadora para informar que "o número discado não está disponível".

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, existe um código que reinicia a função de encaminhamento de mensagem. Ao utilizá-lo - da mesma forma que os anteriores - ele vai desabilitar completamente qualquer configuração feita anteriormente para a funcionalidade.

Esse código é o ##002#.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao digitá-lo, aparecerá uma mensagem dizendo que a exclusão do encaminhamento de mensagens foi bem-sucedida.

Reprodução
Imagem: Reprodução

A partir daí, pode ficar tranquilo: qualquer pessoa que porventura estivesse desviando as chamadas destinadas ao seu aparelho não poderá fazer mais isso.

Truques de tecnologia