Topo

Cuidado, WhatsApp Gold é golpe para roubar dinheiro! Não clique

WhatsApp Gold é golpe - Reprodução
WhatsApp Gold é golpe Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/01/2019 13h12

Suposta versão que promete ícone dourado, na verdade é uma tentativa de roubar seus dados

O golpe virtual "WhatsApp Gold" está de volta, e você já deve recebido alguma mensagem no grupo da família avisando para não clicar em nada.

E é isso mesmo: não abra, não clique, não encaminhe. 

Em sua primeira versão, o malware era um falso convite para acessar uma suposta versão "Gold" ou "Golden" do WhatsApp, que só seria acessível para celebridades. Depois, ele passou a pedir que você compartilhasse o app entre seus contatos, antes de permitir o download da versão especial. Então você tinha que enviar o convite para 10 amigos.

Mas, quando o usuário tenta instalar o aplicativo, é direcionado para a instalação de outros apps na própria Google Play ou para uma página que sugere a inclusão do celular em serviços pagos de SMS. Se você cair no golpe, pode perder dinheiro com mensagens sendo cobradas em seu plano.

O malware chegou até a ganhar perfil "oficial" no Instagram para convidar usuários a instalar e receber as atualizações beta do aplicativo. Uma página no Facebook, também chegou a divulgar a suposta novidade.

Cliquei, e agora?

A primeira coisa a fazer, é mudar sua senha do Google Play ou da App Store. Depois, procure uma assistência técnica e a sua operadora.

Golpes no WhatsApp: use estas dicas antes de clicar

UOL Notícias

Isso é golpe!