Tchau, entalhe! A próxima moda dos celulares pode ser o "furo na tela"
Estaria o entalhe popularizado pelo iPhone e que virou modinha em celulares recentes da maioria das fabricantes com os dias contados? A depender de algumas empresas, sim. A próxima moda dos smartphones por aí pode ser o "furo na tela" para posicionar a câmera frontal. Melhor ou pior?
A tendência foi primeiro citada pela Samsung. Em seu evento para desenvolvedores no início de novembro, a marca abriu para o público algumas das ideias que tem de telas para o futuro. Entre elas, o que a marca chama de "Infinite-O". O "O" se refere ao buraco na tela em que ficaria a câmera - discreto, no canto.
Veja também:
- Como vai funcionar o celular dobrável da Samsung? Patente revela
- Corra! Descontão para turbinar iPhone antigo acaba neste mês
- Por que estão colocando tantas câmeras nos celulares?
Esse display se difere bastante da estratégia atual da empresa, que aposta na tela infinita com bordas mínimas - existem poucas bordas em cima e embaixo que ocupam toda uma linha reta dos smartphones mais caros da marca.
De fato, a Samsung mostrou nesta conferência que trabalha com várias telas diferentes para smartphones futuros - sim, até mesmo o entalhe. É possível que elas apareçam entre diferentes linhas de dispositivos da companhia.
O tal "furo" na tela pode já estrear no próximo top de linha. Neste domingo (2), o usuário do Twitter IceUniverse, que costuma antecipar informações de aparelhos da Samsung, afirmou que o Galaxy S10, que será lançado no início do próximo ano, virá com esse design nas versões S10 Lite e S10, mas que no S10+ ele será um pouco diferente porque o aparelho contará com duas câmeras frontais.
Huawei pode apresentar design antes
Assim como na competição para o celular dobrável, a Huawei é quem desponta como a grande concorrente da Samsung para apresentar o display com um furo na tela. É possível que nesta segunda-feira (3) a marca chinesa apresente o smartphone Nova 4 com a novidade, segundo o site The Verge.
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2018/huawei-devera-apresentar-smartphone-com-furo-para-camera-1543773503519.vm')
O suposto celular chegou a ser mostrado em uma live do cantor chinês Jackson Lee. O design é exatamente como a Samsung prevê para o seu "Infinite-O": não há um entalhe para a área das câmeras no centro, mas sim um buraco no canto da tela.
Faz diferença furo ou entalhe?
Esse tipo de tela deve aumentar ainda mais a proporção entre display e corpo dos aparelhos, mas ele resolveria o problema? Afinal: faz diferença ter um furo na tela ou o entalhe? De qualquer forma, não fica algo no topo do smartphone impedindo a visão em display completo de um vídeo, por exemplo?
- 52665
- http://noticias.uol.com.br/tecnologia/enquetes/2018/12/02/que-tipo-de-design-voce-prefere-no-smartphone.js
Inclusive, quem tem celular com entalhe costuma dizer que ele pode até parecer estranho no começo, mas o costume é rápido. O usuário acaba percebendo que a área em volta do entalhe é "extra", e não propriamente que o entalhe tira uma parte da tela. É meio que o copo meio cheio ou meio vazio.
Por outro lado, uma enquete desta semana do site norte-americano GSM Arena apontou que a maioria dos usuários prefere a ideia do "furo na tela". A opção ganhou com 46% dos votos, ficando à frente da borda mínima completa no topo (32%), do entalhe em gota (17%) e do entalhe de qualquer tamanho (4%).
A solução na briga por espaço entre a câmera frontal e a tela dos smartphones já teve diferentes abordagens por outras empresas. A Xiaomi e a Oppo, por exemplo, têm smartphones com uma "câmera deslizante": o celular foi dividido em duas partes e o usuário tem que deslizar o aparelho para a câmera surgir.
É algo semelhante ao que já foi feito em alguns celulares pré-smartphones e que possibilitou deixar a frente só com tela.
Qual é a solução mais interessante para você? Você pode votar na enquete ou comentar abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.