Topo

Brasil ainda é lerdo em internet móvel; veja qual é a conexão mais rápida

Brasil ficou 71º lugar no mundo em velocidade de download - Folhapress
Brasil ficou 71º lugar no mundo em velocidade de download Imagem: Folhapress

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

19/11/2018 17h16

A Ookla, empresa norte-americana responsável pelo popular teste de velocidade de internet móvel Speedtest, divulgou nesta segunda-feira (19) o seu mais novo balanço a respeito das conexões para celular no Brasil. Em seu ranking global, o Brasil ficou mais uma vez na pior.

Nosso país amarga o 71º lugar no mundo em relação à média de velocidades de download em dispositivos móveis no segundo e no terceiro trimestre de 2018. No quesito uploads, ficamos ainda pior: em 99º lugar no mesmo período, entre Costa do Marfim e Ucrânia.

VEJA TAMBÉM:

Mas houve uma pequena melhora. A velocidade média de download móvel no Brasil foi de 18,50 Mbps (megabits por segundo), um aumento de 26,8% em relação ao mesmo período no ano anterior. A velocidade média de upload de 7,52 Mbps aumentou 27% em relação ao período em 2017.

As operadoras mais rápidas, segundo a pesquisa, foram a Claro, com média de 26,75 Mbps em todo o território nacional, seguida de Vivo (17,59 Mbps), TIM (13,68 Mbps), Oi (10,63 Mbps) e Nextel (8,42 Mbps).

Dentre as cidades, Porto Alegre e Curitiba têm a maior velocidade de download móvel entre as dez cidades mais populosas do Brasil. Porto Alegre foi a mais rápida, com um download médio de 24,43 Mbps. Depois vem Curitiba a 22,60 Mbps, Brasília a 22,20 Mbps e Rio de Janeiro em quarto lugar, a 22,02 Mbps. São Paulo, a cidade mais densamente povoada do Brasil, ocupa o quinto lugar, com uma média de 20,74 Mbps.

Nas dez capitais brasileiras com os melhores resultados, a Claro foi a melhor operadora em todas elas. Em Curitiba, obteve o melhor resultado, com média de 46,60 Mbps, mais que o dobro da média da capital paranaense.

Reprodução/Ookla
Imagem: Reprodução/Ookla

Reprodução/Ookla
Imagem: Reprodução/Ookla

Deve-se ressaltar que os resultados do Speedtest não são homogêneos em todo o território brasileiro. O padrão de resultados dos testes é mais denso em três das áreas mais populosas do Brasil (Sudeste, Nordeste e Sul). A densidade começa na costa sudeste de São Paulo e se estende até a ponta leste do país em direção a Salvador e Recife.

Embora a Claro tenha sido a campeã em velocidade, a distribuição de seus resultados é menos densa pelo Brasil que a da Vivo e da TIM, que se concentram bem nos grandes centros. Os resultados da Oi são ainda menos densos, embora abranjam uma área geográfica extensa. A maioria dos resultados da Nextel é encontrada basicamente nas cidades maiores.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/naotemvoltachamada-1523902715816.vm’)

Internet 5G: por que você vai querer usar

UOL Notícias

Tilt