Topo

"Iti Malia": entenda a expressão fofa que apareceu nas redes sociais

Foto de perfil de Michel Temer recebe comentários fofos com a expressão "Iti Malia", que se tornou viral - Reprodução
Foto de perfil de Michel Temer recebe comentários fofos com a expressão "Iti Malia", que se tornou viral Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

15/10/2018 10h23Atualizada em 15/10/2018 11h28

"Quando digo que não quero mais você, é porque eu te quero". O verso de "Evidências", clássico de Chitãozinho e Xororó sobre uma relação de amor conflituosa, serve bem de resumo sobre a expressão viral do momento, a fofolete "Iti Malia". O motivo é a pessoa que se tornou o principal alvo da expressão: o presidente Michel Temer.

Com um governo marcado por uma série de reformas rígidas, como a trabalhista e da Previdência, Temer deixará o Planalto em dezembro com um dos piores índices de aprovação de um presidente brasileiro, superando os 81%. Por isso poucos o imaginavam como uma pessoa adorável, até as eleições presidenciais de 2018 mudarem o cenário.

VEJA TAMBÉM:

Com muitos brasileiros preocupados com o que será do país após o resultado do segundo turno, muitos internautas foram a uma postagem de julho no Facebook de Temer, quando a foto de perfil foi mudada, e encheram de comentários fofos, como se sentissem "saudade" antecipada do presidente.

Seguem abaixo alguns comentários. Sente o drama:

"Quem é meu Iti Malia? Quem é o meu tirador de dinheiro favorito? É você, é você sim!".

"Iti malia coisa mais linda vampiluzinho semvegoínho fica era brincadeira". 

"Sei lá, o jeito que você cortava os nossos direitos trabalhistas era diferente"

"Fica Temer, Pvfr (por favor). Prefiro não ter aposentadoria do que ir pro campo de concentração"

Mas o que é "Iti Malia"?

Para quem não entendeu ainda, a expressão é uma forma ultrafofa de falar "Virgem Maria", como se falássemos imitando a pronúncia de uma criança pequena.

Ela não foi criada apenas para agradar Temer, claro: é muito usada para se referir de forma carinhosa a animais, crianças ou a alguém que você gosta.

"Virgem Maria" é normalmente uma expressão com o sentido de espanto com alguma coisa, mas as variações fofas, como "Vixe Malia", "Iti Malia" ou "Ixi Malia" são formas de expressar um "espanto positivo", do tipo: "Nossa, como essa criança é fofa!".

Há quem atribua a viralização da expressão em redes sociais a uma derivação daquele meme da Mônica no computador --aquele do "ata"-- em que a Mônica aparece como bebê, e a tela tem escrito "Iti Malia". Aliás, o Cebolinha poderia ter dito isso, já que troca o "R" pelo "L" como a maioria das crianças pequenas.

De fato, o Google Trends --serviço que acompanha crescimento de termos de busca como tendências na web-- notou um crescimento na procura por "Iti Malia" após maio, quando a imagem abaixo começou a ser divulgada.

A língua portuguesa do Brasil é mesmo maravilhosa, não é mesmo?

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página

Mais Tilt