Topo

Assistente do Google começará a atender telefone de restaurantes

O Duplex, integrado no Google Assistente, capacitará telefones de pequenos negócios - Reprodução
O Duplex, integrado no Google Assistente, capacitará telefones de pequenos negócios Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 17h48

Apresentado no último mês no I/O, evento de grandes anúncios do Google, o serviço Duplex começará a ser testado nas próximas semanas com pessoas e negócios seletos. Nos próximos meses, no entanto, a tecnologia implementada no Google Assistente será usada para atender telefones e fazer reservas em restaurantes e salões de beleza nos Estados Unidos.

A novidade foi dada pelo próprio Google, que anunciou nesta semana a implementação prática de seu novo produto. A empresa realizou uma pesquisa que concluiu que 60% dos pequenos negócios que dependem de agendamentos de horário não possuem um sistema de reservas online – daí a aplicação do Duplex com essa finalidade.

VEJA TAMBÉM

O Google afirma que quer estabelecer uma ponte entre estes pequenos negócios e seus clientes é o objetivo do serviço, capacitando as empresas que dependem de reservas com um sistema de agendamentos.

O contrário também será possível. Você poderá pedir para o Google Assistente do seu celular uma reserva em um restaurante ou salão de beleza em um horário específico, sem ter que fazer a ligação. A inteligência artificial cuidará de todo o processo, ligando para o estabelecimento e dialogando com quem atender em busca de uma janela disponível.

A empresa também quer mostrar transparência diante dos seus clientes, semanas após a publicação de uma série de princípios corporativos do uso de inteligência artificial. Ao ligar para um estabelecimento que for realizar a reserva a partir do Duplex, a pessoa interessada no agendamento será informada que está falando com um sistema automatizado.

Além disso, o Google afirmou estar aberto a discussões, ideias e feedback no período de testes do serviço, a fim de melhorá-lo. Fora suprir uma necessidade de pequenos negócios, o Duplex poderá resolver outra questão apontada pela pesquisa da empresa com seus consumidores: quatro de cada cinco ligações podem ser resolvidas automaticamente.

Jornalistas americanos já tiveram a oportunidade de testar a tecnologia, apresentada em um pequeno restaurante de culinária tailandesa em Nova York. Segundo relato do "Tech Crunch", a tecnologia impressiona pela naturalidade da conversa estabelecida pelo Duplex, que conseguiu ser confundido - de leve - pelos presentes no evento, porém sem necessitar o acionamento de um operador humano, que ficará à disposição enquanto o serviço não estiver maduro o suficiente.