Versão mais enxuta do Android para celulares pouco potentes chega em junho

Essa é boa para quem reclama que seu sistema Android vive travando no seu celular baratinho e pouco potente. A partir de junho, a Google vai trazer ao Brasil os primeiros smartphones com o Android Go, iniciativa da empresa para oferecer um sistema formatado especialmente para esse tipo de aparelho. O anúncio aconteceu nesta quinta (7), no evento Google for Brasil, em São Paulo.
O primeiro a chegar será o Twist Metal S531, da fabricante brasileira Positivo. Nos meses seguintes, virão o Twist Mini S431 da Positivo; Alcatel 1, da chinesa Alcatel; e MS50G e MS50X, da também brasileira Multilaser.
Veja também
- Você vai perguntar, e a voz do Google tirará suas dúvidas de Copa
- Celular chinês mais desejado pelo brasileiro deve chegar ao país
O Android Go é uma versão enxugada do Android para quem tem celulares menos potentes e com pouca memória. Além de trazer uma experiência melhor, o novo sistema ajuda a economizar dados de internet móvel. Para isso, tudo fica mais otimizado, mas alguns recursos avançados são retirados. Apps do Google ganham versões nesses moldes, como o YouTube Go e Maps Go.
O Android Go conta ainda com apps específicos para gerenciamento de desempenho, como o Files Go, que ajuda a deletar fotos e vídeos inúteis; e o Datally, para saber quantos dados você consome por dia. A Play Store também recomenda esses apps nos celulares que contam com o Go.
O Google diz que isso faz tudo ficar 50% mais rápido neles.
Os primeiros aparelhos que virão com o sistema são bem simples. O Twist Metal S531 da Positivo, por exemplo, custa "só" R$ 699 (barato para os padrões atuais) e tem 32 GB de armazenamento. O Alcatel 1, por R$ 449, traz menos ainda: meros 8 GB.
Ambos têm 1 GB de RAM --aliás, este último é o máximo que um smartphone com Android Go pode se encaixar na iniciativa. Se tiver mais que isso, terá que receber o Android normal mesmo. O Android Go já vem na versão mais nova, a 8.0 Oreo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.