Capinha interfere no sinal do celular? Veja o que dizem os especialistas

Você está no meio de uma ligação e a conversa é interrompida abruptamente. Ou ainda, o sinal de internet vive oscilando, a ponto de atrapalhar a navegação em determinados momentos. Essas são situações relativamente comuns e, acredite, tem muita gente que jura de pés juntos que a vilã da história tem nome e sobrenome: capinha de celular.
Afinal, por se tratar de algo que envolve o smartphone, é natural que ela dificulte o caminho das ondas que chegam e saem da antena do aparelho em direção às torres de telefonia espalhadas pela sua cidade, não é mesmo?
Para esclarecer o assunto, UOL Tecnologia falou dois especialistas em celulares, o professor Gustavo Fraidenraich, do departamento de comunicação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, e Junior Gromoski, técnico especialista da rede de assistências técnicas Suporte Smart.
- Por que os celulares não são mais resistentes?
- Demorou... Apple tenta fazer tela que não quebra
- Alarme, choque e spray de pimenta: as capas antifurto
- Adora o WhatsApp? Confira estas notícias
Vilã ou heroína?
Por mais que os celulares de hoje tenham carcaças mais resistentes ou vidros "parrudos", quem quer manter o aparelho em estado de novo geralmente recorre a uma capinha. Há modelos de diversos tipos e materiais, como TPU, silicone, couro, borracha, algodão e até mesmo madeira.
A boa notícia é que esses tipos mais comuns não são nenhuma barreira para a antena do celular receber e emitir sinais. Fraidenraich explica:
De forma geral, essas capinhas são praticamente 'transparentes' em termos de radiofrequência que o celular opera, então elas não afetam em nada o funcionamento do aparelho
Essa situação pode mudar de figura completamente quando se usa capas que têm metal em sua composição.
"Existem acessórios feitos para terem maior resistência e funcionarem como item de segurança para o celular", diz Gromoski.
Modelos mais resistentes podem usar metal em sua composição, o que pode interferir na recepção e emissão da antena do aparelho
A explicação para isso é que o metal pode tanto causar interferência no caminho das ondas de radiofrequência quanto constituir um bloqueio para elas.
Neste caso, não somente o sinal da rede de telefonia seria afetado, mas também conexão wi-fi com roteadores e Bluetooth.
Segundo Fraidenraich, o metal interfere no que seria a "antena virtual" do aparelho: "A presença de metal pode mudar o formato dessa 'antena virtual', que é um campo eletromagnético para onde a antena 'aponta' para enviar e receber sinais de radiofrequência".
O quanto e como exatamente a presença de metal envolvendo o celular afeta a recepção de sinais, no entanto, é algo difícil de determinar, seja por diferenças na construção de aparelhos ou pelo metal usado na fabricação dessas capinhas. "São cálculos extremamente complexos. Mas é seguro dizer que há interferência", diz Fraidenraich.
De olho no suporte
Acessórios cada vez mais populares e geralmente utilizado em carros, os suportes magnéticos também podem influenciar na recepção dos smartphones. Em geral, eles exigem que uma placa de metal seja presa à traseira do aparelho ou, ainda, inserida entre a capinha e o celular.
De acordo com Gromoski, há a possibilidade de haver interferência. "Isso varia de acordo com a qualidade do acessório, mas há o risco. O ideal é procurar produtos de marcas conceituadas".
Já Fraidenraich também diz que, diferentemente de capinhas que envolvem o aparelho, um pedaço de metal não deve gerar interferência significativa. "Ao contrário de uma capinha desse material, que envolve o aparelho".
De qualquer maneira, se o que te impede de adotar uma capinha para proteger o seu celular é o medo de que ela afete o funcionamento do aparelho, fique tranquilo: desde que ela não seja feita de metal, pode instalar sem medo.
VEJA TAMBÉM
- UOL Testa: veja os nossos reviews dos celulares
- Confira dicas para usar melhor seu smartphone
- Está seguro? Veja como ficar mais protegido online
- Os gadgets que queremos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.